Um Pouco de Dante e Chico

Chico Xavier tem um pensamento que é mais ou menos o seguinte: que o movimento da vida é assim: quando você acha que chegou ao fundo do poço e que dele não vai sair mais, que sua tristeza é tanta que é incurável, que deu tudo errado, enfim, que só a dor e o vazio da existência lhe esperam, é exatamente quando a vida começa de novo, e sua alegria é redobrada pelas novas propostas, pelos novos acontecimentos.

Dante Alighieri também é da mesma opinião quando escreve “A Divina Comédia”: haveria três fases nos dias de uma pessoa: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.Que esses estágios seriam vividos por aqui mesmo. Passamos alternadamente de um para outro. Que só é possível chegar ao Paraíso depois de passar pelo Inferno e pelo Purgatório.

Os gregos já adivinhavam esses segredos da existência, ao estabelecer que só valorizamos a luz pois conhecemos a escuridão, que só gostamos do calor porque conhecemos o frio, e assim por diante, que só apreciamos a alegria porque conhecemos a tristeza. Que isto é inerente à Natureza humana. Somos feitos assim.

A minha contribuição à discussão é a seguinte: por que esquecemos de tudo isso quando vivemos a dor?

luciana vettorazzo cappelli
Enviado por luciana vettorazzo cappelli em 24/07/2012
Código do texto: T3794919
Classificação de conteúdo: seguro