CRÔNICA – Isso é uma vergonha!
 
CRÔNICA – Isso é uma vergonha! – 22.07.2012
 
          Há poucos dias o Senado Federal, por 56 votos favoráveis (são oitenta e um senadores), cassou o mandato parlamentar do doutor Demóstenes Torres, que era do DEM de Goiás, numa decisão que me pareceu muito lógica, apesar de que as cartas já estavam previamente marcadas, eis que ele era um dos mais fortes combatentes do governo...e com isso angariou a simpatia de milhões de brasileiros.




          Pra começar, o Presidente e o Relator da CPI são da base de sustentação do governo, cumprindo notar que o doutor Humberto Costa é membro nato do Partido dos Trabalhadores. Esteve, aliás, envolvido na máfia das ambulâncias, aquele escândalo conhecido como “Sanguessugas”, que facilitava a distribuição de veículos apropriados, porém muito acima do valor de mercado. Mas ele fora inocentado pelos tribunais, por falta de provas, diriam alguns. Claro está ou me parece que nesse governo ninguém tem coragem de depor contra o partido ou mesmo seus representantes, seja em que esfera for. Como se sabe, esse senador era Ministro da Saúde no mandato do Lula.

          Aliás, bom que se diga que ele, doutor Humberto Costa, a meu entender, faltou com o decoro parlamentar ao tomar a candidatura do atual prefeito do Recife, doutor João da Costa, que havia vencido na convenção do seu partido e que tinha amplas possibilidades de ser reeleito. Tanto o PT como os seus integrantes interessados no governo desta cidade quebraram a ética e os bons costumes, sendo caso perfeitamente apurável e passível de punição pela justiça eleitoral.

          A medida, que só teve igual no ano de 2000, quando o senador Luiz Estevão, eleito pelo Distrito Federal, foi defenestrado de sua cadeira na mais alta casa do congresso nacional, pois envolvido até o pescoço no caso do desvio de dinheiro do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

          Não resta dúvida de que uma instituição secular fechou os olhos para a avalancha de falcatruas que sempre amparou desde os primórdios de sua instalação – em 1624, ainda no Império. Recentemente, presenciamos desmandos de todas as origens, tais como pagamento de horas extras fantasmas; pagamento de despesas de funcionários no exterior; escândalo das passagens aéreas; quebra de sigilo do painel eletrônico; abusos no auxílio moradia, isso para citar problemas internos, mas a falta ou a quebra de decoro parlamentar de muitos dos eleitos foi jogada por baixo do tapete de luxo que embeleza as suas instalações.

          Ora minha gente, será que o senador Demóstenes foi cassado por desconfiança de ter ajudado o contraventor Carlinhos Cachoeira, que comandava ou ainda dispõe do jogo do bicho lá pelo Goiás, bem assim por haver recebido um telefone possante de presente (dizem que foram distribuídos quarenta desses aparelhos); mas que dele não se extraiu conversa alguma com o presidiário Cachoeira, segundo se depreende do que entenderam os responsáveis pelos inquéritos?! Também sou daqueles que admitem que funcionários públicos ou políticos que ganham seus salários do Estado, do bolso dos contribuintes, tenham seus direitos políticos cassados pro resto da vida e não por oito anos; quem garante que nesse prazo o sujito já está recuperado?

          Esse preâmbulo amplo tem a missão de tentar entender o porquê das diversas posturas que põem em prática os nossos parlamentares. Eu tenho uma opinião, em princípio formada, de que não existe uma pessoa da classe política em que se possa confiar totalmente, mas aceito que possa haver exceções, isso depois de muito peneirar-se a atuação de todos e de cada um desses políticos.

          Na realidade, creiam, quero chegar a um novo escândalo publicado pela Revista Isto É, edição nº 2227, de 18.07.2012, intitulado: “SENADOTUR – O esquema das passagens mais caras do mundo”, em que mostra a verdadeira roubalheira existente nas transações que a Casa de Rui Barbosa faz com a empresa TURISMO PONTO COM, pequenina e desconhecida no mercado, mas que ocupa uma sala no subsolo de um dos andares do Senado. Pois bem, essa firma fornece passagens para os parlamentares com um grande benefício, qual seja cobra mais do que o dobro do preço de mercado, numa falta de respeito ao povo nacional. Num país decente os seus dirigentes e os responsáveis pela contratação já deveriam estar por trás das grades, em prisão perpétua.

          A citada revista, de cunho internacional, traz algumas figuras que foram beneficiadas com tais compras: Senador Alfredo Nascimento, do PR – Amazonas, Ex-ministro dos Transportes, dando conta de que o Senado comprou uma passagem pra ele, no percurso Brasília/Manaus, pelo valor de R$ 1.715,00, quando o preço médio de tal viagem era da ordem de R$ 650,00. De igual modo, o senador Assis Gurgacz, no percurso Porto Velho/Brasília, teve um bilhete adquirido por R$ 2.906,00, embora o preço normalmente praticado fosse da ordem de R$ 730,00.  O grande senador, novato Randolfe Rodrigues, do partido que foi criado para ser uma grande referência nacional, PSOL-AM, teve uma passagem comprada por R$ 1.126,00, para o trajeto Macapá/Brasília, cujo preço médio beirava a casa dos R$ 800,00. Por sua vez, o senador Benedito de Lira, lá das Alagoas, das terras da Heloísa Helena, que tanta falta nos faz, teve um bilhete comprado pelo valor de R$ 1.911,00, para o percurso Brasília/Maceió, quando no máximo deveria ter custado R$ 350,00; ele é do PP alagoano.

          O que estou me perguntando a mim mesmo é pra onde vai essa diferença absurda, se fica com a empresinha lá dos fundos da instituição ou é “rachada” com alguma pessoa que tenha influência nesse presente que ganhara da direção do Senado...ou será que é dividida com os beneficiários dos bilhetes? De qualquer sorte, seja com quem for é tudo uma vasta falta de vergonha na cara, não sei se deles ou mesmo dos eleitores que os puseram no Parlamento nacional.

          Ora, quem manda e desmanda no Senado é o seu presidente, o imortal José Sarney, afiadíssimo aos interesses do Planalto, e por isso o principal responsável por mais esse imbróglio, que leva os eleitores a desconfiar de si próprios: “Será que nós somos burros ou analfabetos de votar nesses sujeitos de sempre”? Senhores, pelo amor de Deus, criem vergonha na cara e olhem nos olhos de seu povo, isto é se eles o quiserem, pois eu mesmo não o desejo.

          Essas diferenças entre pagamento e preço de mercado são algumas vezes maiores do que aquele celular que o Demóstenes ganhara de presente de um empresário tido como chefe de quadrilha. Essa empresa, para mim, nada fica a dever ao Cachoeira em matéria de contravenção ou mesmo crime, estelionato, talvez.

          Mas ainda não disse o que eu queria. Esse garoto senador Randolfe, que fala gritando, foi o mais ferrenho acusador do doutor Demóstenes, baseado nas prerrogativas que lhe oferece a constituição e o regimento interno da Casa. Vi com meus próprios olhos e ouvi bem como ele tentou e conseguiu de todas as formas desmoralizar um sujeito que ali já estava aos pedaços, dentro duma sarjeta (aliás, o Senado o é); sim porque por mais safada que uma criatura possa ser sempre há um momento em que na rodagem do filme aquilo passa pela sua mente e mesmo “sem pudor” a pessoa se sente muito humilhada, preferindo enfiar-se no primeiro buraco que aparecer na sua frente.

          Para finalizar, penso que seria o caso de se entrar com uma representação urgente na Comissão de Ética do Senado para pedir a cabeça, por enquanto, desses quatro artistas que votaram pela cassação do senador do Goiás, pois em não sendo assim eles vão continuar dando esses espetáculos de palhaços circenses que residem na Capital Federal. Mas sabem quantas vezes isso vai acontecer? Eu mesmo respondo: Nenhuma, pois deve ter muito mais senadores envolvidos nessa questão...eles até nem sabem disso...

            É por essas e outras que tenho vergonha de ser brasileiro!
Ansilgus
Nota: Sem correção de texto. Não faço rascunhos.

Origem da foto: Revista Isto É já citada.

22/07/2012 11:11 - Athos de Alexandria – belo comentário, grato:
Excelente o seu texto, muito embora por mais que se fale e se mostre, tudo continua na mesma, tanto para os políticos como com a cabeça do povo. Chamo a atenção do escritor para um fato interessante que aconteceu no Brasil. Hoje, os Partidos Políticos tornaram-se uma espécie de sentimento para os brasileiros, perfeitamente iguais a time de futebol. Torce-se pelos partidos como se torce no esporte, e o Brasil, oras o Brasil...Isso é uma outra história.Sabe, fico me perguntando no porquê, que prenderam o Cachoeira, se, como todos sabemos, em cada estado há um igualzinho a ele. O interessante é que às vezes, não sei porque, a polícia acorda e sai prendendo os velhinhos que vendem o "jogo do bicho" nas esquinas das cidades por estarem praticando "contravenção penal", mas nunca, jamais, prendem o "dono do jogo do bicho" no estado. Mas quantas e quantas vezes vi isso acontecer e a mídia noticiar. E, nós que estamos cá embaixo e somos apenas meros "pagadores de impostos" quedamos-nos ante a fúria de quem manda e dá carteirada nos intimidando, corremos o risco de sermos processados se chamamos a atenção do povo em geral, como o fiz agora. Uma coisa, as nossas "otoridades" de todos os níveis. Hipocrisia é palavra suave para eles.Grande abraço.
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)


Lenapena assim comentou, grato:
Completo 60 anos, esse ano, e digo, que sempre houve corrupção, em nosso país, não é novidade. Mas, do jeito que está eu nunca vi, e nem imaginei que iria ver em minha vida. Nosso país está uma vergonha!!!!! Como diz aquele jornalista. Ótima crônica, Ansilgus, temos mesmo que nos indignar. Um abraço
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)
 
22/07/2012 19:48 - Od Laremse M Peterson
Boa noite, Antônio! Estou passando umas semanas cá em Brasília. Ontem, à noite, passava por uma importante Avenida do DF e o mau cheiro era fortemente insuportável. Pensei com os botões que minha camisa não tinha: "Não dá pra entender como em Brasília pode haver uma coisa nauseabunda dessas..." Lendo agora o teu texto, pude entender o porquê daquele mau cheiro em pleno ar do Planalto Central, 'pairando no ar'. Ou seria 'Paranoá'? Meus aplausos! Deus te abençoe!
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)
 
22/07/2012 13:02 - sergiomarcio
É uma vergonha, uma demonstração de que nós não sabemos votar....Sim, nós os colocamos lá...Espero que nas próximas eleições, saibamos escolher melhor nossos representantes, se bem que isto pouco importa, o sistema é corrupto e quase todos seguem no mesmo barco.Um abração, mais uma vez, estou encantado com teu talento e conhecimento político, creio que darias um belo política, pois homens como tu, existem poucos por aí, com certeza, não se corromperia, jamais. Um abração, meu compadre.
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)


Novos comentários incorporados...grato a todos.
 
23/07/2012 10:03 - Margareth D S Leite
Uma super hiper crônica muito bem escrita e redigida! O mau cheiro é normal, é oriundo das mazelas do Planalto e das carniças em decomposição! PARABÉNS. BOA SEMANA. OBGDA QUERIDO AMIGO POR TUA VISITA.
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)
 
23/07/2012 09:28 - Zélia Maria Freire
TEXTO EXCELENTE!!!! MAS EU NÃO ACREDITO, ATÉ O NOVO DEFENSOR DA MORALIDADE E DOS BONS COSTUMES, SENADOR RANDOLFE RODRIGUES ESTÁ SE LOCOPLETANDO, METENDO A MÃO NA NOSSA GRANA??? VOU ENVIAR UM E-MAIL PRA ESSA FIGURA, PEDINDO MAIS AUTORIDADE NA SUA FALAÇÃO. É A TAL COISA: SE GRITAR PEGA LADÃO NÃO FICA UM. VALEU ANSILSGUS, ABRAÇO DE ZÉLIA
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)
 
22/07/2012 17:50 - Zaretliteratura
Excelente, Ansilgus, aprecio muito seus textos, pois são repletos de verdades! Precisamos saber mais como e a quem poderá ser merecedor de nossos votos! Esse país está uma vergonha!!!! Parabéns, mestre, um forte abraço.
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)


22/07/2012 10:55 - Fujiyama Shiroaoi
Naquela casa de Brasília, todos lá que habitam, comungam da mesma mesa e comem no mesmo prato. Assim, todos são parecidos, têm os mesmos gostos e objetivos: viver nababescamente às custas do povo. Aqueles que um dia escolheram os palhaços em protesto aos abusos que sofreram e todos os outros que foram enganados devem/devemos começar a pensar com a razão, quando de tempos de votação. Em outubro agora, têm/temos a oportunidade de começar a limpar aquelas casas daqueles maus elementos. Indignação é pouco, pelo que eles fazem contra todo o povo. Realmente, é uma vergonha. Abraço.
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)


26/07/2012 09:57 - Neusa Staut
Nosso país está mergulhado numa lama que infelizmente acho muito difícil de sair do atoleiro. Demóstenes foi apenas um e o resto como fica? Na verdade há que se fazer uma faxina geral no congresso... A sujeira por lá é imensa e atinge todo povo brasileiro. Todos lá são sujam e tem o rabo preso, por isso ninguém se compromete, porque na verdade não sobra um que a gente possa se orgulhar e dizer... este tem vergonha na cara! Parabéns por sua bela crônica! Um abraço... Neusa Staut
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)


26/07/2012 22:10 - Raquel Cinderela as Avessas
Amigo Ansilgus todo esse circo ao redor do senhor Demóstenes, nada mais é que uma cortina de fumaça em vésperas de eleições. Não vai resultar em nada e acabarão com acalorados tapinhas nas costas, quer um exemplo disso? Da minha região saiu o ex ministro Palocci ? O que aconteceu com ele? Qual a punição obtida? Veste um terno bem passado e pronto, o povo esquece e aplaude feliz com pão e circo, e pior elege todo esse pessoal de novo. O congresso não precisa de faxina precisa é de homens que saibam o que é vergonha na cara, é pensar com calma e em outubro por esse pessoal pra correr, é ruaaaaaaaaa. Amigo, suas crônicas políticas pra mim são as melhores e sabes disso. Continue, é preciso debater esses assuntos porque isso repercute diretamente no nosso dia a dia. Um abraço e minha admiração poética sempre.
Para o texto: CRÔNICA Isso é uma vergonha! (T3791066)
 
 


 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 22/07/2012
Reeditado em 27/07/2012
Código do texto: T3791066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.