Relatos literários de uma nação

1500.

2012.

O Brasil completou 512 anos.

1500.

Calmaria.

Não foi por acaso que as condições climáticas não favoreceram o destino previsto pelas naus portuguesas. Da Europa – Portugal – vinha a semente fertilizada por séculos de cultura e experiência que, uma vez, ao abrigo da terra generosa, por certo, passaria da germinação aos frutos comprometidos com o futuro da Nação.

Um sopro lírico então inunda a terra recém-descoberta. Amparado por um vento brando chega, progressivamente, ao amadurecimento do material estético, patrimônio dos nossos dias, talvez com a mesma emoção primeira... com novas projeções, como a absorção e a propensão à fantasia e novo estudo das características tropicais. Em seguida, colhe-se a experiência dos relatos de viagens e a observação da nova terra que desabrocha.

Ali se encontra a nova nação, com novas imagens, novas tradições, com crença em nova cultura. Não importa a irregularidade da jornada, nem as lutas travadas entre a tradição importada e os recursos de cunho local. Importa é a certeza do brilho do “Eldorado”, as paisagens exuberantes, os mitos significativos, o acervo da conquista permanecem redivivos como valores intrínsecos na consciência nacional. Tudo continua presente, embora com roupagem nova, trabalhada e explorada por personalidades que buscam a originalidade temática no que se sacralizou na memória fazendo do patrimônio conhecido os desdobramentos sucessivos.

Kristeva postula que “todo texto é a absorção e transformação de outro texto. Em lugar da noção de intersubjetividade, se instala a de intertextualidade e a linguagem poética se lê pelo menos como dupla.”

João Cabral de Melo Neto imprime nos fragmentos do poema que se segue a metáfora da formação literária da história do Brasil. Aponta este desdobramento conjunto do mito do descobrimento ao amadurecimento das linhas significativas no estuário do Modernismo.

...................................................................

que com muitos outros galos se cruzem

os fios do sol de seus gritos de galo,

para que a manhã desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

.....................................................................

E se incorporado em tela, entre todos,

se erguendo tenda onde entrem todos,

no toldo (a manhã) que plana livre de armação.

.......................................................................

Chega a sondagem. Com ela a riqueza, as fontes, o preparo, as indagações... A energia criadora repousa, no entanto, na apresentação do homem inserido nesse contexto: de início, o bom selvagem. Outros e outros para o inventário da nação. Outros e outros se sucedem e incrementam a avalanche enriquecedora da imensa fila entrando para o patrimônio literário do país.

É o homem, sem dúvida, o sujeito de todo este processo, é a expressão de idéias, o agente lingüístico, a dinâmica da linha do tempo. No primeiro texto-documento sobre o Brasil - Pero Vaz de Caminha - o visionário predestinado chamou a atenção de Sua Majestade, Dom Manuel, Rei de Portugal, - para este valor inigualável.

De ponta a ponta e toda praia...muito chão fértil e muito formosa (...). Nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata.

Porém a terra em si é de bons ares assim frios e temperados como os de entre Doiro e Minho. Águas são muitas, infindas. E em tal maneira e graciosa que querendo aproveitar dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem, porém o melhor fruto que nela se pode fazer, me parece que seria salvar essa gente e essa deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.

(Final da Carta “Achamento do Brasil” de Pero Vaz de Caminha)

Na mais profunda emoção, Cassiano Ricardo retoma o mito edênico do Brasil na sua produção lírica. De um contexto histórico cultural à contribuição estética de hoje. Eis fragmentos do poema de Cassiano Ricardo onde são evidenciados todo o contexto histórico e pictórico da nação:

A terra é tão formosa

E de tanto arvoredo

tamanho e tão basto

que o homem não dá conta.

...........................................

Tupis em alvoroço,

tribos guerreiras, mansas

troféus verdes na ponta

dos chuços e das lanças

Jequitiranabóias

.................................

agora se debruçam ,

reunidos, ombro a ombro,

sobre a Serra do Mar,

....................................

E em nome do seu povo,

sem saber se quem chega

é fidalgo, ou plebeu;

anjo de cor bronzeada,

....................................

Como explicar que uma ave

de país tão agreste,

diga que bem me viu,

se tu, ó Pai Celeste,

....................................

No século XVI, berço das raízes vivas confinadas na terra que não teve velórios... Confinadas, aguardando a detonação dos frutos após uma germinação progressiva. De braços dados com o “Velho Mundo” - tão apreciável – amparadas e envolvidas por uma proteção maternal, foi se soltando, bem devagar, passos firmes... E tudo teve um começo solene nas mãos de escritores comprometidos com a informação da terra projetada na objetiva que se revelou comprovadamente nos dias que se seguiram.

Os escritores dessa época, nascidos no Brasil ou em Portugal, revelam a formação reinol em suas culturas. Exprimem o momento colonial, influenciados pela cultura portuguesa, com as diferenciações bem definidas provocadas pela ambiência. Enquanto se estabelece o paralelismo: Brasil e Portugal, percebe-se ainda o sincronismo com as demais manifestações européias, contribuições de considerável valia (...).

Em reduzidas informações à respeito dos primeiros textos produzidos por aqui, além da “Carta do Achamento” , apresenta-se Pero Lopes de Sousa que se preocupou com os roteiros de viagens entre Brasil\Portugal, e vice versa Martim Afonso de Sousa. Pouco se informou sobre a “terra” a não ser quando faz referência a Pernambuco por ocasião das lutas entre contrabandistas de pau-brasil (franceses) e da fundação da vida de São Vicente e de Piratininga. Sem dúvida, a sua contribuição foi válida pelas informações apresentadas sobre a navegação marítima na obra Diário da Navegação.

Mas Pero de Magalhães Gândavo vai muito além. Apresenta uma obra de acentuada erudição. Inaugura e lança sugestões temáticas altamente significativas para a nova formação cultural. Tornou-se um elo Portugal\Brasil nos seus escritos, basta certificar-se que era conhecedor de Camões quando este autor é citado na dedicatória feita a Dom Leonis Pereira no livro História da Província de Santa Cruz a que Vulgarmente chamamos Brasil.

“Na fantasia camoniana o autor em sonho ouve de Apolo

Marte e Mercúrio o enaltecimento dos feitos de Dom Leonis

Apontando-o como pessoa a quem o livro deve ser dedicado.”

Nesta obra, Gândavo vive o entusiasmo e a admiração quando fala das condições promissoras da vida da nova terra: fartura, beleza, riquezas minerais, flora e fauna, principalmente da exaltação nativista que se definira numa tentativa de criação poética e de possível cristianização.

Oswald de Andrade em Pau Brasil dedica um capítulo a este escritor. Depreende-se portanto que Gândavo não ficou relegado ao esquecimento.

.....................................................................

As fontes que há na terra são infinitas

Cujas as águas fazem crescer a muitos e grandes rios

Que por esta costa

Assim da banda do Norte como do Oriente

Entram no mar oceano.

.....................................................................

Como Gândavo, Gabriel Soares de Souza, 1587, apresenta uma obra substanciosa. Dá a conhecer as riquezas naturais da “terra” bem como o povoamento em Tratado Descritivo do Brasil e Notícias do Brasil.

Alerta este autor que são indispensáveis os estudos sobre a evolução da temática nativista. A atitude em relação ao índio deve merecer aprofundamento e respeito. Em relação com a literatura indianista foi Gabriel Soares um precursor subsidiário da futura linha indianista em Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, José de Alencar, Frei José de Santa Rita Durão e outros.

Ainda no século VI, encontra-se em José Anchieta o Grande Piahy: missionário, poeta, dramaturgo, educador que envergou a expressão máxima do escritor dessa época. Buscou na Idade Média o pensamento teocêntrico para a sua linha temática e muito das formas poéticas para a sua produção escrita, como recursos aplicados à poesia. Na esteira do apelo metafísico, que significava a vivência de Deus, a condição humana, os valores do espírito e da fé cristã representadas por temas de sentimento, ou estados de alma, o escritor trabalha o conteúdo mais significativo de sua obra. A nação brasileira se torna uma sintonia, algo que aparece.

Eduardo Portela ao argumentar sobre Anchieta afirma: “acredito que, em certo sentido, Anchieta deve ser entendido como uma manifestação de cultura medieval no Brasil. É medieval não somente pelo seu comportamento ao realizar uma poesia simples, de timbre didático, porém medieval também pela sua forma poética, seus ritmos, sua métrica.”

Percebe-se que Anchieta centralizou a sua obra no homem, enquanto “ser” sujeito de um processo pedagógico em que visava ao preparo espiritual e à educação do futuro da nação.

Apesar do reduzido público e do parco número de escritores brasileiros, os textos foram surgindo aqui e ali. Não houve nos séculos XVII e XVIII uma linearidade constante, nem o afloramento de estimável recurso básico que pudesse conotar-se como literatura brasileira. No entanto, os acontecimentos dessa época não se esgotaram no tempo e no espaço. A linha européia, deixaram legados subsidiários, para a história de nossa formação literária, ou seja, elementos que pudessem revigorar a história literária, no acervo provindo do século anterior. Certamente ainda não havia o campo propício para considerável evolução...A consolidação da NAÇÃO estava por ser realizada – faltava-lhe a densidade necessária para um salto: faltava o impulso social, a sistematização da economia e equilíbrio demográfico, o que dificultava o avanço de um movimento próprio e autônomo.

Assim, são os primeiros textos literários, esteios substanciais do ponto de partida para a história da nossa colonização e pós-colonização. São documentos que carregamos em nossa bagagem cultural como mensagens informativas que servem de arcabouços da nossa gênese cultural.

Ao mesmo tempo em que se procura o moderno, o original e polêmico, o nacionalismo se manifesta em suas múltiplas facetas: uma volta às origens, à pesquisa das fontes quinhentistas, à procura de uma língua (a língua falada pelo povo nas ruas), as paródias, numa tentativa de repensar a história e a literatura e à valorização do índio verdadeiramente brasileiro.

Em Oswald de Andrade percebe-se o retorno às fontes brasileiras. Parece haver o resgate crítico da nossa História através da Literatura, analisado nos textos de Pau Brasil e em Memórias Sentimentais de João Miramar. O Modernismo coloca a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, ao mesmo tempo que prega a tomada de consciência da realidade aqui vivida.

Como os demais poetas modernistas do mesmo gênero, o poeta forja a sua arte buscando uma roupagem nova para o nosso tempo com base nos itens expressivos de nossa civilização, em seus primórdios. Sua obra é constituída de uma poesia radical. E o que é ser radical? “Ser radical é tomar as coisas pela raiz. E a raiz, para o homem é o próprio homem,” segundo a tese de Marx. E Oswald não fez outra coisa a não ser fazer desfilar no contexto de sua obra a pertinência humana: do homem de ontem para o homem de hoje. De alguma forma, Oswald sentia que a integração de uma nação não se consolida em um só extremo, mas com os extremos... E neste desfilar, ele dá voz ao homem: escravos, colonos, índios, brancos... a partir de uma força mitológica capaz de conferir a cada um desta imensa fila, os anseios de revitalizar o que parecia insignificante. Mitos e lendas são colados ao contexto como se ele quisesse dizer: nossa tradição brota da

terra para urdir o nacional, o que é nosso e inesgotável. E aí está o homem “brasileiro”, sujeito de uma Nação que mobiliza a sua consciência de Pátria pelo respeito, pelo amadurecimento: a ARTE FALAÇÃO.

Em Guimarães Rosa, entre tantos exemplos, pode-se detectar a vida do nosso sertão:

Não me assente o senhor por beócio. Uma coisa é por idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e de sangue, de mi-le-tan-tas misérias... Tanta gente – dá susto de saber – e nenhum se sossega: todos nascendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendo chuva e negócios bons (...) Viver é perigoso. (Grande Sertão Veredas)

Corroborando o dizer de Sérgio Mamberri, é no campo da consciência da criação que o mundo se faz ou se desfaz. Segundo Sérgio Mamberri (Folha de São Paulo) com Riobaldo sabemos dos perigos que estão na travessia do mundo, nas visões bem ordenadas, unívocas e cheias de “boa intenção”. O desafio, segundo o autor, seria criar um outro Brasil, onde brasileiros possam abraçar seus amigos e reencontrar a dignidade. Aqui, a literatura tem força apelativa, denuncia e é portadora de reivindicações de cunho social e político, próprias de uma nação. Nessa busca do homem brasileiro "espalhado nos mais distantes recantos de nossa terra", no dizer de José Lins do Rego, o regionalismo ganha uma importância até então não

alcançada na literatura, levando ao extremo as relações do personagem com o meio natural e social.

Neste fluir e refluir de conteúdos formativos e informativos, procede a adaptação estrangeira ao ambiente brasileiro. A terra fornece a plataforma – fértil e generosa – e o semeador estrangeiro a semente da sua experiência. Apesar da irradiação descompassada, morosa, insípida; às vezes interpretada como intensa cultura estrangeira, a literatura vem acompanhando a trajetória da nossa formação maternal, com raízes na cultura européia. Ao mesmo tempo, falar sobre os primeiros textos históricos, em Oswald de Andrade e Guimarães Rosa, entre outros, é propiciar a oportunidade de trazer alguns temas dos desenvolvimentos culturais, é propiciar o diálogo em sentido estrito com literatura do nosso dia a dia.

Dessa forma, a literatura lida com polêmicas específicas da nossa história, denuncia fatos passados e responde à tendência atual de abrir os campos disciplinares tradicionais a interseções com novas perspectivas e temas teóricos trans-disciplinares, como o desconstrutivismo de Derrida, o pós-estruturalismo, os debates feministas, os estudos culturais, a crítica literária, etc. Todas estas perspectivas, de fato, convergem no interesse pelos processos de formação da subjetividade e da emergência e inscrição dos sujeitos no discurso. Estes temas teóricos têm também a característica de nos reintroduzir no campo político através de autores que falam do mundo pós-colonial através da literatura e teorizam a experiência da subalternidade, examinam o poder e as estruturas de subordinação, seja nas relações de gênero, raciais, coloniais, ou entre nações centrais e periféricas. O mundo globalizado e seus processos característicos de emergência de novas identidades, assim como a experiência dos povos diaspóricos são também categorias que dão forma a este conjunto de reflexões. É na literatura que se insere a proposta de trazer para discussão novas formas de inserção nos processos históricos e políticos próprios das nações periféricas, incorporando as contribuições de teóricos pós-coloniais como Gayatri Spivak, Edward Said e Homi Bhabha. Entretanto, para incorporar esses teóricos faz-se necessário adequar novas perspectivas nos estudos literários e na história da nação, visto que nossa situação contém proximidades tanto do sujeito ocidental (já que somos um Ocidente periférico), como do sujeito pós-colonial (pois somos também um Terceiro Mundo, porém com um experiência muito distinta de processo colonial).

Entrelaçando a vida das pessoas e a vida coletiva, a introspecção e a política, a literatura comparada expande o núcleo narrativo em duas direções: traça um roteiro possível da história do Brasil em escalas e, ao mesmo tempo, individualiza seus personagens e fatos históricos com a nitidez e a sutileza próprias da melhor literatura. Às vezes, com um fundo constante de melancolia, vai mudando de tom - desperta também o riso e a compaixão, - sem nunca perder o pulso, que lembra a respiração ligeiramente ofegante de alguém que vê a proximidade da morte e sabe que já passou o tempo de lutar, e que, no entanto, levanta-se pela batalha.

É claro que quem ouve uma história romanceada, informada, ou narrada, tem liberdade para interpretá-la como bem quiser. Mas o que se coloca aqui ou pelo menos o que tento argumentar e defender é que tudo me tem indicado que é através da narrativa, da literatura propriamente dita, que a história atinge uma amplitude muito maior, mais rica em possibilidades de caminhos interpretativos, de uma compreensão em nível mais profundo.

É nos limiares críticos da literatura comparada que existe o detalhamento da linha de investigação. Assim, a pesquisa sobre a relação entre literatura e memória cultural compreende, no nível teórico, o estudo das categorias espaciais e temporais dentro dos parâmetros da pós-modernidade, pela desconstrução do passado como discurso fundador e da fronteira disciplinar como território fechado. A arqueologia desse discurso privilegia a dimensão espacial, em que o desenho da superfície substitui a perspectiva hermenêutica, que visa à decifração do sentido dos textos.

O objeto de investigação abrange as manifestações literárias, inscritas nos diferentes exemplos que são citados no corpo deste trabalho. Há assim no decorrer, uma releitura de textos significativos para o exame da redefinição de identidades literárias, culturais e políticas; a constituição de um pensamento histórico no Brasil com base na análise da correspondência oficial e pessoal dos autores aqui citados, da recepção de teorias e da interação entre o processo de modernização da paisagem urbana e as realizações históricas, culturais e políticas.

1500.

2012.

Calmaria? Creio que não.

Praticamente, 512 anos de uma literatura dão lugar a diversos entrecruzamentos e controvérsias que, como as discussões sobre o cânone, sobre os gêneros, sobre a vigência da própria instituição literária, faz dos marcos um espaço de luz e sombra, um umbral que habilita o acesso a uma interioridade sempre enigmática ou que avança em direção de uma exterioridade que não se subtrai às inscrições de uma escrita, que filtra tanto a realidade quanto a ficção, representando-a e configurando-a.

Desta maneira, a vida brasileira altera-se profundamente, o que de certa forma contribui para o processo de independência cultural de toda a nação.

Referências

ANDRADE, Oswald de. Pau-Brasil. São Paulo: Editora Globo, 1991.

ARROJO, Rosemary. Tradução, Desconstrução e Psicanálise. Rio de Janeiro, Imago Ed., 1993.

BASSNETT, Susan. Comparative Literature: A Critical Introduction. Oxford: Blackwell, 1993.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix. 1994.

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Achamento. 1º de maio de 1500.

CASTELLO, José Aderaldo. Manifestações Literárias da Era Colonial. São Paulo: Cultrix, 1960

DERRIDA Jacques. Posições. Semiologia e materialismo. Lisboa: Plátano Editora, 1975, 118 p.

HUSSEYN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

KRISTEVA, Julia. Sèméiotikè: recherches pour une sémanalyse. Paris: Seuil, 1969. 379 p.

MIRANDA, Wander Melo. Corpos Escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1992.

NETO, João Cabral de Melo. Os melhores poemas. São Paulo: Global Editora, 1995.

PORTELA, Eduardo. Literatura e Realidade Nacional. Rio de Janeiro: Ed. Tempos Brasileiros Ltda, 1971.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. FOLHA DE SÃO PAULO. MAMBERRI, Sérgio, 05.08.94 in: PILETTI, Nelson. História do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 1998.

Silvania Mendonça
Enviado por Silvania Mendonça em 21/07/2012
Reeditado em 21/07/2012
Código do texto: T3789780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.