CENTENÁRIO DE UMA ETERNIDADE CHAMADA JORGE

CENTENÁRIO DE UMA ETERNIDADE CHAMADA JORGE

Pensava em versos, escrevia em rimas e me deixava ser perseguida pela poesia. Meu coração, no entanto, afoito e desenfreado, me atiçou à prosa, ao ver o edital que me impulsionava a escrever sobre Jorge Leal Amado de Faria, cuja obra sempre fora para mim, uma grande poesia.Obedecendo aos seus ditames, não tive dúvidas : arriscar-me-ia a vestir sentimentos com roupas de crônica para homenagear esse ícone da literatura brasileira e universal,a quem procurarei não emprestar adjetivos, para não me tornar pequena nesse mister.

De fato, adjetivos imputáveis a Jorge Amado não são construídos, são espontâneos e nascem já se multiplicando nos leitores, a cada uma de suas linhas lidas. Aliás, a multiplicação parece ser uma constante na vida do escritor, bastando que se observe a espantosa cifra de cinqüenta e cinco traduções de sua obra, feitas em quarenta e quatro países distintos.

Multiplicativo também era o número de amigos que se rendiam à inteligência, fluência e sensibilidade de Jorge, encantando-se e aconchegando-se à sua família e até mesmo ampliando o seu núcleo. Exemplos disso são o cantor Dorival Caymmi e o artista plástico Carybé, cuja condição de irmãos por afinidade sempre foi declarada por Jorge Amado. E por falar em família, como aqui olvidar o nome de Zélia Gattai? Esposa e companheira fiel de Jorge, que caminhou ao seu lado em todos os momentos, até o seu falecimento em 06 de agosto de 2001.ocorrido nesta cidade de Salvador?

Em reforço à minha tese, constato que até o local de nascimento do literato ensejou senão multiplicidade, ao menos a duplicidade de registros históricos. De fato, até hoje disputam Ilhéus e Itabuna a posição de berço do famoso escritor.Isso ,em função da assertiva de que nascera na Fazenda Auricídia,e que esta à época pertencia ao município de Ilhéus. Contudo o seu registro civil foi feito no povoado de Ferradas, pertencente a Itabuna, e portanto, esta seria a real detentora do privilégio e honra.

Multiplicou ainda Jorge Amado o senso de consciência de realidade social da época, quando em todas suas obras, esteve atento a esse despertar. Exemplo disso é que , comprometendo-se com os ásperos tempos que conheceu, denunciou a triste condição em que viviam os “Capitães de Areia”

Ah... Mas tudo começou mesmo foi com o “País do Carnaval”... “Ali” nasceu, viveu e orgulhou a sua terra, o homem que acreditando no “Cavaleiro da Esperança”e nos “Milagres dos Pássaros” passeou na inocência do “Gato Malhado” e da “Andorinha Sinhá” sem, contudo se despojar da sensualidade de “Tieta do Agreste”e de”Gabriela Cravo e Canela”.

A terra do “Cacau” que parece ter atraído para si toda a riqueza e beleza nos frutos, nos presenteou com esse escritor, que mais que um “Canto de Amor à Bahia”(disco gravado por seu amigo Dorival Caymmi) significou uma inspiração literária capaz de fazer delirar em devaneios e conduzir nesses sonhos à bela”Estrada do Mar”, e por que não dizer, a real e interior “Descoberta do Mundo”?

Os inúmeros prêmios conquistados por Jorge Amado, nada mais foram que o reconhecimento do seu “Suor” e talento, já que foi um dos poucos romancistas brasileiros que viveram exclusivamente dos direitos autorais de suas obras.
Imbuída do espírito dos “Pastores da Noite” fiz uso dessas parcas palavras, para fazer com que o papel, as letras, e as tintas, se orgulhassem em saber, que Jorge Amado era eles... vestidos e embelezados de singular e vasta cultura, romance, prosa e poesia... Mas o fiz somente para eles, porque o resto do mundo... já sabe... e nós Brasileiros... já nos orgulhamos.

Dancemos pois em festa, de mãos dadas com as letras e os calendários, aplaudindo a obra de Jorge, que “ad eternum” vivificará a nossa cultura, por muitos e múltiplos centenários...

Maria da Conceição Braga de Castro


image.php?userid=21782&imageid=769407.jpg&maxw=400&maxh=533&bgcolor=FFFFFF

Jorge Amado é homenageado em livro na 22ª Bienal de São Paulo


 

Conceição Castro
Enviado por Conceição Castro em 20/07/2012
Código do texto: T3789102
Classificação de conteúdo: seguro