A TV ERA APENAS UMA DESCULPA PARA ESTARMOS JUNTOS.


Sentada no sofá, com o controle remoto na mão, eu, buscava um programa que me agradasse.
Por aqui, existe canal só de receitas, com excelentes culinaristas e chefes. Canal que só passa sobre viagens, mostrando lugares maravilhosos pelo mundo inteiro. Outro que so transmite reformas de casas, e casais mudando-se para outros países e escolhendo seus novos lares, enfim a programação é imensa.
Enquanto trocava de canal, me lembrei da festa que foi a chegada  da primeira televisão lá na vila de minha infância.
Eu tinha de 6 para 7 anos de idade, e foi meu avô Totó, o primeiro morador do lugar a ter uma tv em casa.
Me recordo que ela tinha um móvel cor de marfim, um lindo móvel por sinal. A TV, ficava embutida dentro dele, tinha duas portinhas que ficavam fechadas, enquanto o aparelho estava desligado.
Foi um acontecimento no bairro, quando entregaram a televisão na casa de meus avós. Vizinhos, conhecidos, parentes, vieram conhecer de perto o móvel que falava e produzia imagens. 
A programação era pequena, começava no anoitecer e não invadia a madrugada.
Nossa maior alegria não era assistir aos programas, da extinta TV Tupi, o famoso Reporter Esso, os desenhos, ou seriados, como Bonanza, mas, sim estarmos juntos. A família toda, após o jantar, sentava  para assistir aos poucos programas que eram transmitidos em preto e branco.
Como era gostoso aquela hora de união e aconchego familiar. Nos intervalos minha avó, preparava um mingau de aveia com mel, ou uma pipoca com café fresquinho, para alegrar ainda mais a nossa noite. Meu lugar preferido nessa hora, era o colo carinhoso de meu avô, um dos melhores lugares que conheci até hoje no mundo.
Por volta das dez horas da noite, o móvel mágico era desligado, suas portinhas eram fechadas por meu avô, e todos nós íamos dormir, não sem antes pedir a benção e ouvir deles: "durma com Deus Leninha".
Hoje, enquanto mudava os mais de 500 canais que há por aqui. Meu Deus, escrevi 500, e é isso mesmo! Senti saudade daqueles 3 ou 4 canais que tínhamos lá no saudoso Monjolinho.
Não importava se eram poucos os programas, afinal a TV era apenas uma desculpa para estarmos juntos.
Tempo bom demais aquele!



(Foto da Autora)

Lenapena
Enviado por Lenapena em 20/07/2012
Reeditado em 21/07/2012
Código do texto: T3788455
Classificação de conteúdo: seguro