CRÔNICA – Dica do governo
 

CRÔNICA – Dica do governo – 20.07.2012
 
        
  É sabido, público e notório mesmo, que a indústria brasileira está em queda, tanto que o governo resolveu assim por milagre, adquirir produtos no valor de oito bilhões de reais, a fim de tentar melhorar o desempenho dessas unidades produtivas. O de que também ninguém desconhece é o volume da dívida do nosso povo, em face dos incentivos concedidos ao consumo (?), assim como do tal crédito consignado, motivos que levam os brasileiros a ser o povo mais endividado do planeta.


          Incentivos para a compra de automóveis já se tornaram rotina todos os anos. Basta que as montadoras gritem para conseguir tal benefício que, no fundo, vem em prejuízo dos municípios, porquanto os valores recolhidos do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – formam um montante que é distribuído a cada unidade de nossa federação. Na linha branca também ocorre o mesmo, e o que vemos são pequeninas e grandes comunidades sofrer com a queda de sua arrecadação. Há cidades por esse Brasil a fora que vivem exclusivamente do Fundo de Participação.

          Bem, isso foi somente um preâmbulo para entrar no âmago da questão. Nunca entendi como um povo tão paupérrimo pode possuir mais telefones celulares do que o total de sua população. São muito mais de duzentos milhões de aparelhos nas mãos dos nossos concidadãos, sendo que alguns acham que isso dá “status” quando, na verdade, o que resulta é fatura alta e inadimplência nos pagamentos. Sem contar os aparelhos, vale ser citada a quantidade incalculável de “chips” vendidos, uns com e outros sem identificação, não sendo raro se receber chamadas de números indisponíveis, isso que acho um verdadeiro absurdo, eis que facilita até as comunicações entre criminosos, recolhidos ou não às prisões.

          Entretanto ainda não é aí que queremos chegar. Quem quer tomar medida drástica nunca manda avisos prévios. Até mesmo quando se deseja dar cabo de alguém se faz sem mandar recados, pois isso deixa a possível vítima bastante precavida e com condições de tomar medidas antecipadamente, a fim de se livrar de qualquer prejuízo; muitas vezes ocorre o inverso, ou seja, se a pessoa já está avisada de que vai morrer, será assassinada, providencia de logo sua defesa, investindo contra aquele que o ameaçou,  mandando-o pros infernos. Ora, um ladrão não manda avisar quando vai assaltar um banco, por exemplo.

          Pois bem, numa medida aparentemente dura contra as empresas de telefonia o nosso próspero governo do PT mandou um aviso de que não seria permitida a venda de novos chips/internet, etc., depois do dia 23, segunda-feira, portanto, isso até que as firmas entreguem um plano de melhoria da prestação de serviços. Será que entendi? “Um plano, um projeto”? Minha gente, esses grupos estrangeiros se utilizam dessa concessão a preço de banana e a repassa de uma forma muito sagaz, impondo regras absurdas, tal como fidelidade, sem compaixão, sendo que os valores aqui praticados são os maiores do mundo. Os serviços, todavia, estão entre os piores, isso sem querer apontar essa ou aquela sociedade, pois todas assim o fazem, até parecendo que são do mesmo dono. Sabe-se que predominam os grupos estrangeiros, que obtiveram do governo Fernando Henrique Cardoso esse presente fabuloso que se chamou de “privatização”, tudo sob a alegação de que o setor precisaria se desenvolver. Lógico que sim, mas por que não desenvolver com os nossos próprios olhos, mãos e inteligência que possuímos, essa é a pergunta.

          Pois bem, essa estúpida medida veio justamente para beneficiar as empresas, pois possibilitou a que se desfizesse de grandes estoques, reduzindo seu preço, mas ainda com lucro, gerando uma verdadeira avalancha de pobres brasileiros em busca da compra desses dispositivos, valendo notar que poderá haver muita especulação no particular. Ou não seria plausível a aquisição por parte de quem tem o poder do dinheiro, de milhares desses circuitos para posterior venda com ágio compatível com os lucros desejados?! Isso não vai dar em coisa alguma, até mesmo porque as empresas lideram o rol de reclamações no PROCON e na justiça, especialmente a de pequenas causas.

          Nessa história da redução do IPI, por exemplo, eu mesmo perdi mais de R$ 3.000,00, pois adquiri um veículo uma semana antes dessa medida que beneficia o comprador, mas não prejudica ao vendedor, uma vez que os impostos nunca foram pagos pelas empresas, mas sim repassados aos consumidores. Quando alguém ouvir dizer que tal firma foi a que mais pagou ICM ao governo pode acreditar que é pura mentira, porquanto ela é mera repassadora do que recebe do adquirente do produto.

          Será que alguém entrou nessa jogada aparentemente moralizadora para auferir benefício para si próprio? Essa pode ser uma pergunta que não quer calar...E os exemplos estão aí pra confirmar a falta de aráter de muita gente boa que atua no governo e fora dele.
 
Em revisão.

Ansilgus
21/07/2012 20:04 - Raquel Cinderela as Avessas comentou assim, grato:
Boa noite amigo Ansilgus, belíssima crônica e por aqui não é diferente. Esse negócio de empréstimo consignado é um tiro no pé, e aqui no estado de São Paulo tem mais telefone do que gente, o governo proibiu três operadoras de venderem novas linhas aqui no estado, o serviço esta uma porcaria. E ainda vão acrescentar um nove nessa montanha de números já existentes nos dígitos do meu estado, meu amigo me responde? Ainda é possível ter prazer e esperança diante de uma eleição? Estou vendo luz no fim do túnel, mas acho melhor corrermos porque é um trem mesmo. Um abraço e boa madrugada amigo...
Para o texto: CRÔNICA Dica do governo - 20.07.2012 (T3787895)

ansilgus
Enviado por ansilgus em 20/07/2012
Reeditado em 22/07/2012
Código do texto: T3787895
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.