A FORÇA DO TEMPO

Perceberam como o tempo é preconceituoso e discriminador? só se mostra generoso com os vinhos, tornando-os melhores com o passar dos anos. Mas, infelizmente, é por demais implacável com os seres humanos. Para os vinhos acentua o sabor, para nós traz a velhice.

Contudo, o tempo também nos concede experiência e, por vezes, até mesmo sabedoria, esse tipo de conhecimento que nos faz criaturas mais toleráveis e mais úteis à sociedade. E sobretudo, aprimora nossos sentimentos, aguça nossa capacidade de apreciar a qualidade das pessoas a quem amamos, de usufruir com acuidade dos sorrisos de nossos semelhantes. Quando nos tornamos adultos e nossos pais atingiram a terceira idade, fica impossível avaliar a importância do abraço que eles nos dão. É tanta ternura, tanto amor, tanta paz, tanto carinho, que é como se fosse um abraço enviado por Deus

À medida que a vida segue seu curso de forma inabalável, os sonhos alimentando cada alma com seus encontros e desencontros, vamos criando ilusões a respeito de tudo que pode tornar o viver mais colorido como os arco-íris. O que se busca é a felicidade, com dinheiro ou sem ele, mas é certo que o dinheiro não compra felicidade, até porque ela não é vendida por ninguém e em lugar nenhum, bem sabemos, no entanto que ele é capaz de nos fazer desfrutar o que de melhor a vida tem, isso é. Ainda que o tempo não contribua com todas as possibilidades.

E esse sentimento tão complexo quanto maravilhoso chamado amor, o que o tempo faz usualmente com todos, ou quase todos, que o sentem e compartilham? Ele mexe com o coração através da rotina, do cotidiano, dos reveses, dos contrastes etc. O problema é que muitos querem transformar o amor em algo que está bem acima das forças humanas. Então o sublimam, elevam, esquecem que esse amor está sendo vivido por criaturas imperfeitas, falhas e inconstantes, isto é, homens e mulheres. Porque amar sem nada exigir, querer ou pedir, isso é altruísmo, pois o amor entre homem e mulher tem mão dupla e exige, quer e pede. Dar para receber, esse é o amor normal de um casal, ninguém ama só por adoração, mas para também receber amor. Mas o tempo é capaz de modificar tantos sonhos!!!!!

Quanto à implacabilidade do tempo, necessário se faz lembrar que, um dia, caso não partamos ainda jovens, todos nós envelheceremos. Portanto, fica somente um pequeno lembrete aos ainda na flor da idade: Quem não respeita os idosos não respeita a si mesmo, é como se olhasse num espelho e zombasse de seu próprio amanhã.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 20/07/2012
Código do texto: T3787453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.