EDUCAR PARA AMAR.

EDUCAR PARA AMAR.

Texto de Honorato Ribeiro.

A primeira educação do ser humano começa no namoro, pois o amor entre a jovem e o jovem vai transformando num grande fenômeno no útero da jovem amada. O útero vai construindo o berçário onde irá conceber o ente, a criança. Quando eles sobem no altar serão abençoados e sacramentados pelo sim de ambos, dando a palavra ao assistente, que é o celebrante, que em nome de Deus, abençoa, e não serão mais dois, mas o Ágape que não se separará jamais. Ao nascer a criança será a alegria do casal que a acompanha o desenvolvimento dando-lhe educação familiar e formação acompanhado com os valores da cidadania e se completará na escola. A escola é o complemento educativo da criança, mas a formação é da família que vive no amor e com o diálogo que será vivido entre os pais. O filho segue o exemplo dos pais e caminhará no mesmo caminho com ética, moral, cidadania e religião.

O amor não vê defeito, não há ciúme, não há arrogância. Tudo suporta; tudo é belo, tudo é harmonia. A felicidade e a paz são eternas, embora sejam passageiras, mas com o equilíbrio emocional volta a reinar no coração de cada um. Já a paixão é a destruição da compreensão, do diálogo e do amor. Pois a paixão é arrogante, é egoísta e autoritária. Quem é apaixonado faz do outro seu patrimônio próprio. É cheio de ciúme, sem compreensão e sem diálogo. Gera polêmica e separação. Sendo a raiz de todo mal para o divórcio. O divórcio é o aborto do amor. Quem ama não se divorcia, pois há afeto, carinho, compreensão e respeito um para com o outro. Perdendo o respeito, não há diálogo e nem entendimento entre os dois e repassam para os filhos, pois tudo gera violência e até morte. Muitos que se casam por paixão, a vivência é vulnerável e há quem suicida ou mata o outro; outros se transformam em esquizofrênicos por desequilíbrio emocional O mais problemáticos dos apaixonados, na maioria, é violento. São o desequilíbrio e marginalidade que gera nos filhos. Tudo isso é a falta de amor entre o casal. “Ninguém nasce pronto”, mas se educa o seu ego, transforma-se num domador de si mesmo, pois, torna-se um animal selvagem, lobo voraz e perde a razão de ser humano, desumanizando-se e desassociando-se por não saber se educar na verdadeira cidadania, que nos faz cidadão civilizado com ética e moral. Controla o seu psicossomático de que foi feito. O mundo de hoje está cheio de violência e de terrorismo, assassinos, estupradores culpa de um lar desorganizado por falta de diálogo e amor. Nasceram de um útero não preparado para gerar e despreparado psicologicamente para gerar e dar à luz seres humanos sem afeto e sem amor. Cresceram sem formação e sem educação, pois sem amor tudo gera “Torre de Babel e caos”. É só dar uma olhada para o mundo que ele dará a resposta: “Estou morrendo à míngua por falta de AMOR.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 19/07/2012
Código do texto: T3786675