O Último Dia de Trabalho

É uma sexta-feira, fria como só gente do sul conhece. No escritório, advogados e estagiários batem nas teclas dos computadores incessantemente.

- Então hoje é seu último dia? - pergunta o advogado, para o jovem estagiário.

- Sim, doutor.

- Tem festa? - pergunta outro advogado.

- Quem sabe... - responde.

O frio é de rachar os ossos, mesmo com o ar quente ligado. Por que será que o frio tem essa cara de adeus? Sua mesa, seu computador, suas gavetas, suas pastas, seus livros; tudo se parece com uma memória distante.

Ele reprovou na faculdade, e vai ter que fazer a matéria em contra-turno pra não se formar atrasado. Não podia pedir que o escritório o liberasse nesses horários, pois já devia muito à eles. "Até que é um prédio bonito", pensa ele. Talvez sinta falta daquele lugar e das pessoas, pois foram com quem mais conviveu desde que arrumou um emprego de verdade. O salário não é alto, mas se o dinheiro fosse tudo, poderia ter arrumado outra coisa.

Durante o próximo semestre, nada de trabalho, assim como seus pais mandaram. A faculdade é paga pelo pai, então não pode mais marcar bobeira. Às vezes pensa que devia tentar medicina, enquanto ainda é tempo...

Todos se juntam em volta da mesa, tem torta de salsicha e refrigerante para celebrar. Ele mesmo fez a torta, pra ter certeza que nunca ia esquecer o momento no qual teve que largar o emprego pra estudar. Piadas aqui e ali, todos já estão bem acostumados com o entra-e-sai de funcionários, e ele é só mais um que também passou por lá. Mas para o estagiário é diferente, aquele foi seu primeiro emprego de verdade. Tudo o que aprendeu, as pessoas que conheceu, a rotina diária do trabalho, são coisas das quais não dá pra se desapegar facilmente.

Então ele pega o ônibus, e vai pra casa. A última vez que pega ônibus naquele ponto; a última vez que deu tchau para a recepcionista; a última vez que desceu aquelas escadas com sua pasta e guarda-chuva; a última vez que estufa o peito para passar pelo portão como um legítimo estagiário de advocacia, daquele grande escritório do qual sempre irá se lembrar.

O Estagiário
Enviado por O Estagiário em 19/07/2012
Código do texto: T3786138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.