ENCASQUETADA
"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida". SÊNECA
Adoro sorvete, os de yorgurte são meus preferidos. Gosto dos que são servidos com frutas frescas por cima, mais amêndoas em lascas, hum.... faz a vida ficar mais deliciosa ainda.
Quando gostamos muito de uma coisa, nos surpreendemos quando alguém, não compartilha desse gosto.
Outro dia, um parente meu, contou-me que não gosta de sorvete, fiquei encasquetada com aquilo, não resisti e perguntei: por quê, você não gosta de algo tão saboroso?
E a resposta foi algo que me deixou ainda mais encasquetada: "Sempre que vejo um, me lembro de minha mãe, me fazendo tomar, um imenso sorvete que eu, já não queria mais, pois, me enjoara, mas como havia escolhido, ela me fez tomar inteiro".
Fiquei pensando, em como nossas atitudes na hora de educar, podem marcar para sempre uma pessoa.
A arte de conduzir uma criança pelos caminhos da vida, não é tarefa fácil, requer sensibilidade, mesclada com disciplina, sem nunca esquecer de temperar tudo com muito amor.
Achei incrível, que uma ordem dada, um sorvete que teve que descer pela garganta abaixo, mesmo sem vontade, acabou guardado na memória, e ainda hoje, repercuti de maneira a desagradar o paladar diante de qualquer sorvete.
Sem dúvida, o cuidado e o bom senso na hora de educar, evitam muitas marcas indesejáveis em uma alma.
(Foto da autora)