Não tenho facebook e dai?
Um dos projetos da minha vida é não ter facebook, Orkut nem falo...msn tenho mais pode ter certeza que vou usar cada vez menos. Se acha estranho o que estou dizendo é por que provavelmente você tem um perfil no facebook.
Eu pergunto mais estranho não seria uma pessoa sentir um frisson por ter sido cutucado por um amigo? Agora para os que fica triste por não ter levado uma cutucada, já não há esperança.
Acho que vou ser um velho sociopata... Digo isso porque percebo que com o passar dos anos vou perdendo o interesse pela as pessoas...Não tenho problema em estar só, até gosto. Minha mente é um parque de diversão e uma ótima forma de entretenimento...
Não entendo é essa carência afetiva que leva as pessoas ter sempre necessidade de algo ou ágüem para interagir.
Lembro que quando criança, eu ficava pasmo com meus colegas de sala com seus TAMAGOSHI (aqueles bichinhos virtuais)... Quando acabava a pilha ou por algum motivo aquela porra morria os moleques choravam... Dá para acreditar????
O maior fetiche de nossa época é a busca da felicidade. E vários são os instrumentos utilizados para tal intento, um deles, um tanto mais sofisticado para um mercado tão brega como a felicidade contemporânea, é o facebook.
Sim porque como diz o ditado: “Feliz é quem tem amigos”. Mesmo que seja virtual é claro! Como se a felicidade pudesse ser medida numa formula matemática e o resultado final fosse qualquer coisa do tipo: Se tenho mil amigos me cutucando no “face” sou um cara antenado e mega feliz...
Faço parte dos céticos em relação às redes sociais, não acredito na necessidade e nem nas maravilhas de todas as mídias sociais.
Elas não mudam o mundo. Aliás, nem acredito nessa historia de mudar o mundo, sou daqueles que suspeitam que a humanidade anda em círculos, somando avanços técnicos que respondem aos pavores míticos atávicos: morte, sofrimento, solidão, insegurança, fome, sexo.
Fazemos o que podemos diante da opacidade do mundo e do tempo...
As redes sociais potencializam o que no humano é repetitivo, banal e angustiante: nossa solidão e falta de afeto. Boas qualidades são raras e normalmente são tão tímidas quanto à exposição pública. E em relação a exposição acho graça na dicotomia que existe nas frases que as pessoas colocam no facebook. Ex: de manha o cara coloca assim:
“ Quer saber da minha vida pague minhas contas”.
Sem passar muito tempo esta escrito lá --"fui no show do Bruno e Marrone ontem foi maravilhoso!!!-- Agora estou cagando e a tarde vou correr na praça".
Da pra entender a mente dessa pessoa? O mesmo que não quer ninguém intrometendo na sua vida, sente uma necessidade de falar da sua dela para o mundo.
É, como dizia o poeta russo Joseph Brodsky , falsos sentimentos são comuns nos seres humanos, e quando se tem um número grande deles juntos( tipo: um milhão de amigos..rs), a possibilidade de falsos sentimentos aflorarem cresce exponencialmente.
Tá bom. Vivemos atualmente a sociedade da imagem, do espetáculo, do culto ao exibicionismo, das pessoas que curtem se mostrar e todas essas coisas. Os ciclos sociais são cada vez mais digitais. O consumo de informação triplicou com o passar dos tempos. Mas isso não vem ao caso. O que, sim, vem ao caso aqui, é que o Facebook está dominando o mundo. E quem sou eu, mero mortal, para discordar desta unânime rede, aderida diariamente por milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo.
A rede social lançada por um cara magrelo e sem graça que hoje está fodasticamente milhonario, ganhou filme, prestígio e se tornou um mundo paralelo, onde as coisas acontecem de maneira muito mais efêmera, transformando o modo como se estabelecem as relações humanas na contemporaneidade.
Enfim, hoje em dia, não existir no Facebook, é quase correspondente a não existir no ‘mundo real’.
Isso sim para mim é um encomodo. Essa assustadora reação das pessoas que quando descobrem que você não tem Facebook, age como se me faltasse as pernas.
___Nossa como você vive sem face? Eu não dou conta!
Nada pior do que essas pessoas que não sabem nada, mas não sabe que não sabem nada e leva suas vidas banais sendo cutucada no Face ( toda vida é banal, mas para quem depende do facebook para elevar sua infinita baixa estima é pior) como se tivesse algum grande valor que não foi descoberto pelos outros.
Não digo isso com a intenção de afirmar que quem tem um perfil no facebook é um medíocre que se acha o máximo. Só quero que respeite minha opção de não ter, e mais, de ser normal mesmo não tendo, que respeite um cara quase descrente na capacidade do facebook fazer algo que preste por alguém... Não sou 100% descrete pois acredito em milagres.