COINCIDÊNCIAS.....FÉ!

Volto do hospital do Rio para minha casa, livre e alegre, liberto de ansiedades. Minha filha caçula fez intervenção cirúrgica cedo, pela manhã, se internou domingo de noite, para tirar um cisto no seio, antecedentemente com biopsia apontando benignidade.

Nossas fragilidades e a informação que entra até por osmose, pelos poros, fazem com que nosso ser se coloque em suspensão. Somente os que exercem o desapego total, uma certa morte ainda vivos, os monges, lidam bem com a doença , o sofrimento e a morte. Ninguém que ama e vive sem despojamento integral se aparta do comum dos humanos. O sofrimento transtorna mesmo os mais aparelhados. Os monges sob este aspecto já morreram. Vale quanto essa atitude? Não sei, nunca a vivi nem vou viver...estou certo disso.

Conhecedor dos erros médicos em latitude e longitude, até por razão do erro ser humano, a suspensão baila entre a realidade e a imaginação, e o tom espectral é imenso, leva a imagens inenarráveis. É quando a fé nos socorre, e traz paz...Assim fiquei, antes, banhado de uma certa paz.

Mesmo assistida por excelentes profissionais, já aconselhei juridicamente outros tantos, de ponta, por variadas ocorrências. Mas tudo ficou como a guarda permanente da Virgem Santíssima dispõe.

Como dizia meu pai, Ela nos protege “desavergonhadamente”. A patologia do cisto extraído confirma a benignidade e pela tarde tem alta.

Mas o que passa a ser mais importante é que meu testemunho deve ser permanente, por todos os motivos, ainda que alguns possam me achar um idiota, o que me traz receptiva tranquilidade, e até por retorsão devolvo aos que assim entendem, logo que ocorreu mais uma “coincidência”.

Volto para minha casa onde está a maior razão de minha permanente alegria, minhas netas. Como todo dia, trago alguma coisa para elas, presentes, sempre esperam ávidas, desde adesivos até as incontáveis “barbies”.

Dando tempo ainda para minha corrida e caminhada, assim fiz. Ao final entrei em uma livraria para comprar papel fluorescente que elas adoram para desenhar, só tem nesta livraria. Quando fui pagar, estavam no caixa duas senhorinhas portuguesas, com sotaque de nossos colonizadores, pedindo ao filho do dono se podiam assinar o livro de contribuição para a restauração da imagem de Nossa Senhora de Fátima, e que pediam em nome de Manoelzinho, da Beneficência Portuguesa, Hospital de Niterói. Conheço a família do Manoelzinho, bastante.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à igreja do Santuário das Almas, na Rua Alvares de Azevedo, Icaraí, tinha rachado, foi restaurada e custou R$ 8.000,00. O rapaz disse que ia falar com o pai depois dava resposta. Pedi para ver o caderno de adesões, existiam pessoas conhecidas doando. Perguntei se podia assinar, concordaram. Carrego um razoável montante de moeda em minha carteira, sou roceiro nesse sentido, gosto de andar com dinheiro vivo, independente de cartões.

Dei minha contribuição que agradou em muito as duas senhoras que ficaram imensamente agradecidas. Disse que eu sim, devia agradecer pela oportunidade que elas me deram.

Só eu sabia como estava alegre e quanto de importante havia naquela coincidência, para uns idiotia, para mim uma certeza, um sinalagma....o sinal da reciprocidade.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 16/07/2012
Reeditado em 20/07/2012
Código do texto: T3780980
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.