SOBRE CHINESES E BORBOLETAS - No finalzinho da manhã de 16 de julho de 2012

Descobri um dia desses haver uma borboleta na Costa Rica que tem Zuleika em seu nome científico ( espécie Heliconius Hecale Zuleika); descobri também a escrita do nome Zuleika em caracteres chineses. Estas duas descobertas me fizeram evocar a lembrança de Chuang Chou, personagem simbólico criado por Lao Tse, sábio da China antiga.

Lao Tse nos conta que Chuang Chou era um chinês que vivia sonhando ser uma borboleta. Sonhava tanto e tanto e tanto que acabou sem saber se era um chinês que sonhava ser uma borboleta ou uma borboleta que vivia a sonhar que era um chinês. Linda dúvida, vocês não acham?

Estou a viver, há muito, tempos de múltiplas perdas e provações, talvez, por isso, viva à cata de qualquer felicidade, principalmente das simbólicas; a descoberta do meu nome em Mandarim e a da borboleta com meu nome na Costa Rica, tornaram-me o dia feliz e tento evocar-me, volta e meia, essa felicidade. É bom imaginar-me uma chinesa que sonha ser borboleta, tanto e a tal ponto que já não sabe se é, em verdade, uma borboleta a sonhar que é uma chinesa.

Eu me sonho dentro de um sonho dentro de um sonho. E isso é bom.

No início de 08 de fevereiro de 2011; republicação ainda na manhã de 16 de julho de 2012.