QUE A MINHA FACE NÃO SEJA MAIS VISTA NO TEMPLO
 

 Cada um com a sua filosofia, cada um com o seu mundo, atribuindo-lhe a importância que é devida em termos de perspectivas. Cá no meu mundinho estou a pensar nos “coriscos de luz brilhante dardejados contra a nossa ignorância crassa!” – o que  não é para se compreender.

Sabe, filosofia não “enche barriga”,  mas como já foi dito,  pode  inspirar nossas almas com coragem, principalmente quando sabemos que  muito de nós não têm um temperamento intelectual definido, somos uma mistura de ingredientes contrários e conhecemos imperfeitamente nossas próprias preferências de assuntos abstratos. Segundo  o filósofo William James, uma coisa, porém, que tem pesado  na filosofia é que um homem deve ver as coisas, vê-las diretamente em sua própria maneira peculiar de ver, e não se satisfazer com qualquer modo contrário de vê-las.

Ah, meu amigo, minha amiga. o que é certo, é que em filosofia ou somos puros e simples turistas sofisticados ou  típicos capiaus do interior e por conta nos sentimos vexados com tanta incongruência em nossos credos. Coisas de um filósofo amigo meu.

Ah, deixa pra lá... Que eu fique , feito  o Spencer tratando a história do mundo como uma redistribuição somente de matéria e de movimento, e “despedindo a religião polidamente pela porta da frente” . E que a minha face não seja mais vista  dentro do templo.

E a leitura continua, que o pragmatismo de William James  cada vez me contamine  e tome conta de mim.

(Ilustração da escritora Maria Luiza Martins)
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 16/07/2012
Reeditado em 16/07/2012
Código do texto: T3780186
Classificação de conteúdo: seguro