Viagem à Itália



Todo viajante quer ver coisas novas, ou mesmo rever com mais detalhes o que já viu anteriormente de modo superficial, mas que o tenha impressionado.

Mas há lugares que não se esgotam em uma só viagem. Há que se voltar para ver o que ficou sem ser visto, diante da profusão de tantas coisas belas. Assim é na Itália. Em cada esquina de Roma está gravada um pedaço da história da humanidade, sob a forma de um monumento.

Quando um monumento não está ligado a um momento político da história ocidental, existem simplesmente obras de arte para encantar nossos olhos. Se você for curioso, e começar a pesquisar, verá que o artista, autor daquela obra, foi patrocinado por algum político ou mandatário, o que torna, em realidade, a obra, em um fato político.

Aos olhos de um escritor, uma simples visita aos banhos romanos, por exemplo, faz fervilhar conjecturas, imaginando os conchavos entre os senadores romanos para obtenção de vantagens pessoais com a influência direta nos resultados políticos, ganhos de poder e até mesmo guerras entre os povos. Nesse momento é que se faz um paralelo entre a política antiga e a atual e se conclui que pouco se mudou na ética, em dois milênios da humanidade. Que pena!