VIVER. DEIXAR VIVER..

SALOMÃO ENSINAVA ÀS MENTES QUE PODEM APRENDER, O VALOR DA SABEDORIA:

“POR AMOR DISTO DESEJEI EU A INTELIGÊNCIA E ELA ME FOI DADA; E INVOQUEI O SENHOR, E VEIO A MIM O ESPÍRITO DA SABEDORIA;

Que sabedoria era essa aludida pelo Rei festejado? O respeito em viver, como viver, e deixar viver.

E essa sabedoria que dava a Salomão a clareza do discurso e a justiça das decisões estava na frente de qualquer valor. Nada superava essa vocação que cingia suas sentenças de pura iluminação, como a mais conhecida, na identificação de duas mulheres que disputavam a posse de uma criança. Sabia que só o amor não permitiria que a criança fosse partida em dois pedaços. E a mãe verdadeira, por amor, cedeu a posse àquela que queria até mesmo a metade da criança.

Essa sabedoria, Salomão disse preferir aos reinos e glórias e às riquezas. Nada valiam em sua comparação. E com a sabedoria chegaram todos os bens. O ouro e a prata nada significavam diante da sabedoria, afirmava, eram puro lodo.

Salomão disse a Deu que Ele tinha sido bondoso para com Davi, seu pai, e ele foi fiel a Deus, foi justo e reto de coração.

Agora estava no lugar de David, era um jovem e não sabia o que fazer.

Pediu um coração cheio de discernimento para governar o seu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal.

Bradou a Deus Salomão essa súplica. Deus lhe disse: você não pediu vida longa nem riqueza, nem morte dos inimigos, mas discernimento para ministrar justiça,

Lhe darei um coração sábio capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você.

Darei também riquezas e fama, não haverá rei igual a você durante toda a sua vida.

Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho, um sonho que virou realidade.

A sabedoria está em viver e deixar viver. Deixar viver todos que de nós precisam, estender a mão a quem precisa, não restringir as vontades legítimas dos que estão ao nosso lado, incentivar os dons, restabelecer o que foi violado injustamente, dar a cada um o que é seu, perdoar sem guardar ressentimentos, mostrar o que seja certo para reparar a escolha da opção errada, ser verdadeiro ainda que em prejuízo próprio, servir sem pensar em ser servido, doar sem pensar em receber, restabelecer a paz onde há discórdia, viver e deixar viver, com a sabedoria ensinada pela Lei Moral.

O descanso será eterno...

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 13/07/2012
Código do texto: T3776249
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.