CRÔNICAS DE MINHA ALMA: É A TUA SABEDORIA SENHOR QUE NOS CONDUZ...
 
Nós cristãos somos aqueles que trilhamos o caminho da fé para o encontro definitivo com Deus, por isso, desde já, sabemos aonde vamos chegar, pois caminhamos rumo ao único objetivo traçado pelo Senhor, o Seu Reino de Amor. Ora, o passaporte para chegarmos ao destino final é a santidade do Senhor presente em nossa vida e em nossas ações, pois Deus nos deu o Seu Espírito para nos conduzir, e Ele mesmo, vai à nossa frente até atingirmos a meta desejada, que o Senhor para nós determinou em seu desígnio eterno: “Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”. (Mt 5,48).
 
Jesus, quando de sua estadia no meio de nós em sua humanidade, nos mostrou que Ele mesmo é o Caminho da perfeição que nos leva à glória de Deus Pai; também nos ensinou que é a Verdade que nos dá a vida eterna. Porquanto, ao trilharmos seu caminho de perfeição, por meio dos Santos mandamentos, vivemos a perfeita obediência amorosa, isto porque os mandamentos são escudo de proteção que nos guarda da maldição e da morte que o pecado traz em si, visto que o pecado é um veneno letal que vai dando cabo da vida aos poucos até extingui-la totalmente; enquanto que o estado de graça advindo da obediência e da vida sacramental no mantem em perfeita sintonia com a vontade de Deus, conforme seu divino plano de amor para a nossa salvação.
 
Assim, por Sua Sabedoria o Senhor vai conduzindo os Seus filhos e filhas até atingirmos o Supremo Bem, a deificação de nossas almas, quando o mal será totalmente extirpado juntamente com o diabo e seus sequazes; então a justiça divina brilhará no Reino dos justos, daqueles que foram redimidos pelo Sangue precioso de Jesus, que tem todo poder sobre o céu e sobre a terra. Com Ele formaremos a unidade perfeita no seio da Santíssima Trindade, onde a felicidade não tem fim. É isso que nos ensinou São Paulo quando escreveu aos Colossenses: “Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz. Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”. (Col 1,12-14).
 
E ainda: “Jesus é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele. Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus”. (Col 1,15-20).
 
Portanto, precisamos permanecer fiéis e perseverantes até o fim, “porque aquele que perseverar até o fim será salvo”. (Mt 24, 13). Pois assim nos ensinou o Senhor: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais”. (Jo 14,1-3). “Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”. (Jo 16,33).
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando,OFMConv.