Professores X Deputados
PROFESSORES X DEPUTADOS
Jorge Linhaça
Por mais que queiram me convencer do contrário, se existe uma profissão que não serve para nada neste país é a de deputado. O próprio nome já é estranho e remete à pratica da prostituição, talvez porque os mesmos façam da prostituição sua fonte de renda.
Desculpem-me os escassos deputados sérios ( se é que existe algum) mas o que vemos é um verdadeiro bordel instalado no Congresso Nacional.
Nada diferente do bataclã de Maria Machadão, onde os poderosos se reuniam para decidir o futuro do povo. Claro, sem o povo poder opinar em nada.
A inutilidade de um deputado para o povo é tamanha que 90% das pessoas nem sabe em quem votou para o cargo.
A imbecilidade do voto obrigatório gera esse tipo de conduta.
Depois de fulano ser eleito, não há oração nem reza brava que o faça atender qualquer pedido de eleitores. Ocupa-se apenas de favorecer ao próprio bolso e dos seus familiares.
Outra profissão que me parece cada vez mais inútil neste país, é a minha e a de milhares de outros brasileiros, claro que por outros motivos.
A profissão é a de educador, que inclui aqui os professores e outras profissões ligadas à educação.
A inutilidade não está ligada à prática educacional, mas sim ao respeito, ou melhor, a falta do mesmo, que a sociedade como um todo tem por esses profissionais. Claro que esse desrespeito começa justamente na classe política, para quem educação é sempre um mal necessário e não um bem durável.
A invenção da tal progressão continuada, ou seja lá que nome se de nas diferentes localidades, destruiu a auto-estima dos alunos, com a desculpa de justamente eleva-la.
Como se pode querer que alguém desenvolva a autoestima se estudando ou não o resultado há de ser o mesmo? Pra que prestar atenção e estudar para as avaliações se no fim seremos empurrados para a série seguinte a fim de mantermos a ilusão de que temos uma baixa taxa de reprovação?
A diferença entre as duas profissões é que esta segunda, composta de verdadeiros heróis, ainda busca fazer a diferença em favor da população, apesar de ser desprezada pela maioria dela.
Os dePUTAdos recebem polpudos salários e benesses para não fazer absolutamente nada além de conchavos, viajam às nossas custas pelo país afora e ainda se dizem mal remunerados, são cercados de assessores para evitar o acesso da população ao seu gabinete e para inventarem desculpas, responderem e-mais, deletarem críticas e etc.
Já os professores trabalham de graça fora do horário, corrigindo provas, preparando aulas, estudando a matéria... e recebem um salário vergonhoso acompanhado de alguns vale-coxinhas. Haja boa vontade e desejo de ensinar.
Se os deputados acham que precisam de aumento, eles mesmos resolvem a parada, votam entre si e aprovam a correção do salário muito além da inflação.
Muitos desses deputados, vindos de famílias já entranhadas na política, jamais trabalharam um dia sequer de suas vidas a não ser em campanhas eleitorais. Outros sequer cursaram uma faculdade, embora muitos tenham diplomas “cedidos” por alguma instituição.
Já os professores, geralmente saíram de famílias pobres ou remediadas, comeram o pão que o diabo amassou para pagar seu curso universitário e encaram uma realidade que os faz pensar se não seria melhor se camelôs ou sacoleiros para terem uma renda decente.
Sempre que professor faz greve é chamado de vagabundo, a maioria dos alunos comemora a falta de aulas, o governo bate o martelo e diz que não negocia ou manda a policia sentar o cassetete e balas de borracha.
A desculpa é sempre a mesma...o governo não dispõe de verbas para dar vida boa e de luxo para os professores. Grande piada.
Basta fazer uma troca...paguem aos professores o que se paga a um deputado e paguem aos deputados o que recebe um professor...vamos ver quantos candidatos aparecem nas próximas eleições.
Parem de desviar dinheiro público para obras eternas, que nunca se concretizam...parem de receber propínas em licitações direcionadas...
O medo dos deputados e o ódio pela classe dos educadores, reside justamente no fato de que não é interessante para eles que o povo seja instruído. Não é interessante que o povo saiba mais do que escrever e ler ( mal e porcamente, por sinal ) pois assim é mais fácil manipular a população com propagandas de projetos engavetados e de obras inauguradas sem nunca funcionar.
Na Bahia a greve de professores já dura sete meses e o governador faz de tudo para desviar o foco ao invés de resolver a questão.
Pagar salários decentes aos professores é um perigo...vai que eles se animam a ensinar, que diminuem o número e colégios e de aulas e investem na qualidade de sua tarefa.
Já imaginaram que horror? Os filhos de operários recebendo educação de qualidade?
Aprendendo a ler e interpretar textos e fatos?
Existe um quadro mais aterrorizante para a classe política do que um povo que sabe realmente o que quer?
Sei que provavelmente este meu texto vai cair no vazio da obscuridade, como tantos outros, mas se meia duzia de leitores o acessarem e compreenderem ao menos em parte o meu discurso, ah...benção das bençãos...já terá servido para alguma coisa.
Salvador, 12/07/2012