SOBRE LOUÇAS DE BANHEIRO E A AULA DE ENFERMAGEM

Fiz uma filha, Stéphanie (Fanny, Stef ou Fanie, como gosta de ser chamada). Com o casamento, ganhei outras três meninas, que já moraram comigo: Kátia (de Katherine), Karen e Caroline. Hoje, todas adultas, vivem conosco, ainda, a Kátia e a Carol.

Bem, a Kátia (que é um amor, um doce) estuda Enfermagem.

Hoje, limpando os dentes com o fio dental, afirmou: "Isto é errado".

???

"A louça do banheiro deve ser branca - ou clara".

Segundo sua professora, pia e vaso sanitários devem ser claros, por medida preventiva.

Como saber quando uma gengiva começa a sangrar?

Quando a urina está escura?

Qual a cor da urina?

Se uma grávida tem sangramento: quando e quanto.

O aspecto das fezes? - Ainda segundo a mesmo professora (Dulce), todas as pessoas observam suas fezes, não apenas aquelas que laboram na área da saúde. Não basta olhar, é preciso analisar. Isso é coisa séria: cor, aspecto, se há sangue, pus.

Parece pouco, se comparado com o aspecto plástico - "Mas, professora, eu gosto tanto de louça escura!!"

Não é pouco, porque se a louça é clara, você consegue visualizar qualquer alteração em suas secreções.

Louça clara é medida preventiva de uma possível infecção, que pode, portanto, ser detectada - e sanada - desde seu início.

Se a louça é escura, como avaliar quando iniciaram as alterações físicas?

Faz sentido. Publico, pois, o aprendido, e deixo o recado: "Louças escuras fazem mal à saúde".

Conheça mais. Faça uma visita aos meus blogs: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567

Pergunte, comente, questione, critique.

Terei muito prazer em recebê-lo.