Qual A Solução?

Qual a solução? Toda vez que as pessoas quando se depara com um crime de maior repercussão, principalmente se houver requintes de crueldade, independente qual seja a história, invariavelmente, a pena de morte surge na boca do povo.  A pena de morte é um tema de apelo fácil à emoção. Quando todos nós estamos comovidos, quando a emoção toca todas as pessoas vemos que a pena de morte ganha campo, adeptos, simpatizantes, defensores etc.

Se fizéssemos um plebiscito para que o povo decidisse, se teríamos ou não, no futuro no Brasil, a pena de morte, diante do impacto da notícia de algum eventual crime bárbaro, certamente o resultado do plebiscito seria favorável à implantação da pena de morte. A discussão sobre a utilização da pena de morte visa à diminuição da criminalidade.

Como a pena de morte se trata de uma cláusula pétrea que não pode ser alterada, temos que lutar para que haja leis mais duras e rígidas, não apenas para os menores, de alta- periculosidade, mas também para os maiores de idade.  Penso que a pena de morte é impossível nesse país onde ainda, pessoas inocentes são presas cumprindo penas. A pena de morte não tem com vigorar em um país em que os erros judiciários ainda existem.

Não seríamos coerentes brigarmos pela pena de morte, quando lutamos para que não haja mortes. Penso que a pena de morte não diminui a criminalidade, pois o bandido que não tem nada a perder pouco se importará em morrer. Como podemos pensar em punir um assassino com a pena de morte, quando não aceitamos o aborto, a eutanásia ou qualquer outra coisa?

 

Ainda penso, que a melhor forma de se combater o crime é fazer com que esses criminosos que vivem em segurança máxima, trabalhem, colocá-los para pegar no pesado sem mordomias, sem dias especiais. O "menor" infrator (16) anos, tem consciência de suas atrocidades e do seu crime hediondo, e, portanto podem também ficar em presídios de segurança máxima, aprendendo o que é um trabalho honesto, estudando,  ter um acompanhamento psicológico especializado de preferência com os pais ou responsáveis. Penso que uma prisão de segurança máxima para esses menores perigosos e o cumprimento de penas maiores seria uma das soluções. Eis aqui um pensamento
 

Francisco Cândido Xavier /Emmanuel
"Dentro da visão espírita-cristã, céu, inferno e purgatório começam dentro de nós mesmos. A alegria do bem praticado é o alicerce do céu. A má intenção já é um piso para o purgatório e o mal devidamente efetuado, positivado, já é o remorso que é o princípio do inferno".


10/02/2007