QUEM SOU?!

Sou aquela que ainda é madrugada quando levanto em busca das marés... Maré boa para a pesca, para catar sururu e ostra, pegar caranguejo de “andada”. Desconheço o ‘balanço da maré’ do meu filho quando vai à escola. Não o vesti, não sei se ele alimentou-se, não sei o que vai comer na escola... Também não sei como se comporta; não sei como andam suas notas; não sei nem para que elas servem; não sei o quê, nem como servi-lo quando volto da maré, com cheiro de maré, com gosto de maré e ainda esperando que essa maré de desesperança se acabe! Sou mulher na Mussuca!

Sou aquela que se desloca todos os dias para zelar pelo aprendizado de filhos que não são meus. Zelar pelo seu comportamento, pela sua socialização, talvez pela sua emoção. São filhos que não pari, mas, devo fazê-los parir ideias. Qual serão suas ideias e seus ideais? Qual seu projeto de futuro? Qual será seu futuro após minha intervenção? Que marcas deixarei quando eu não mais estiver por aqui? Sou professora na Mussuca!

Sou aquela com mãos de fada... Talvez uma nova categoria de fada: a fada da merenda. Faço do ‘frango’ coração. Do leite um chocolatão. Da sopa a melhor refeição! Pego todos pelo estômago. Sou merendeira na Mussuca!

Sou aquela que mais parece uma bruxinha, pois, já apareço com uma vassoura na mão... Limpo todos os ambientes. Tento deixa-los com cara de um lugar aprazível. Organizo as carteiras ainda enfileiradas... Parece que não nos acostumamos a perceber que tudo de bom acontece em ciclos... Ou é em círculos? Às vezes parece que não somos percebidas em nosso valor. Bom dia, boa tarde, como vai... Minhas mãos estão cheias de calo, mas oferecem muito calor! Sou “servente” na Mussuca!

Sou aquela criança, guria, menina, adolescente sapeca, moleca, mocinha... Às vezes voltando a estudar depois de muitos anos. Às vezes cheia de desenganos ou buscando traçar novos planos, refazendo-me, reconhecendo-me, revivendo-me! Sou aluna na Mussuca!

Sou aquela marisqueira, pescadora, merendeira, professora, servente, aluna. Sou moleca, menina, guria... Acordo cedo; acordo tarde; acompanho meu filho; acompanho filhos de outras; tenho mãos cheias de calo; tenho mãos suaves; tenho palavras doces; tenho palavras duras; sou letrada; não sei ler; sou fada; sou bruxa; sou da Mussuca, do Brasil, do mundo. Fui parida pela mãe Gaia. Sou fecunda. Sou completa mesmo que incompletamente... Sou MULHER! Essa sou eu!

Tania Cris Macedo
Enviado por Tania Cris Macedo em 10/07/2012
Código do texto: T3769718
Classificação de conteúdo: seguro