QUE MÃO É A SUA?

e souza

DIREITA OU ESQUERDA, certo ou errado? Algumas vezes o que é direito pode não ser justo. E isto é a coisa mais óbvia do mundo. O direito pode não ser certo e assim por diante. Verdade, mentira... Na verdade a verdade não existe, pois o que é verdade hoje pode não ser amanhã. Realmente ela não existe e tem gente que pensa que é dono dela. Durante séculos a palavra inglesa left (esquerda), teve conotação de loucura ou incerteza. Gouche é uma palavra francesa (esquerda), que também significa inadequado ou desajeitado. No Japão é Sasen que quer dizer (à esquerda). Na Coréia a palavra Jawcheon, trás a mesma dualidade. Ainda neste século (XXI), isto aí à esquerda quer dizer 21. Ainda tem gente que pensa que pessoas canhotas são doentes, desajeitados, com problemas mentais, injustos, inadequados, incertos e que são pessoas que devem ser postas de lado, de preferência à esquerda. Em Matheus (e não por acaso é o nome de duas pessoas muito queridas por mim, o Fernandes e o Mendonça), eu dizia de Matheus 25, versículo 31 à 33. O grande julgamento, está escrito: “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com Ele, então, se assentará no trono da Sua glória; e todas as nações serão reunidas em Sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à Sua direita, mas os cabritos à esquerda." Bem, é claro que isto é uma metáfora e não quer dizer que o Altíssimo tenha preconceito contra os canhotos (errados) e goste mais dos destros (certos). O que quero dizer é que certo ou errado, todos são Seus filhos. O médico legista George Sanguinetti, foi chamado para fazer uma auditoria nos laudos da perícia no caso da menina Isabela Nardoni e de pronto já concluía que a marca mais forte no pescoço da menina é do lado esquerdo, ou seja, a mão mais forte, porém o pai e a madrasta são destros, isto quer dizer que a menina Isa não foi, segundo o legista, esganada, nem pelo pai, nem pela madrasta. Vocês estão vendo? Mais uma vez o lado esquerdo está ligado ao pior lado da história. Shridhar Palande , era funcionário público, agora aposentado, nasceu em Pune, Índia, cujo pai estava tão decidido a evitar que o filho fosse canhoto que amarrou uma madeira em seu braço esquerdo, como tala, para força-lo a usar a mão direita. “Cresci odiando meu pai por sua insistência”, contou Palande, “e me afastei dele a vida toda”. Tem a história da “meia grávida” (assim mesmo), quanto a isto, ou se está grávida ou não e “meia grávida” aí que não existe mesmo! Nem “meio grávida” a não ser que a meia que cobre a barriga da perna..., mas mesmo assim, barriga da perna não fica meio grávida, nem inteira. (viu quanta bobagem você insiste em ler?) Bem, vamos voltar à esquerda ou não... Então, vejam só, à esquerda está sempre ligada com o que é mau. À direita foi favorecida durante milênios em relação à esquerda. Pense nas suas mãos, é estranho que homens e mulheres escolham uma das mãos em detrimento da outra como à esquerda no papel de simples assistente e substituta. Existe quem diga que “se casamento fosse boa coisa, as alianças seriam colocadas no dedo da mão direita” Pura maldade! O mundo físico é hostil e impiedoso. Pense na aflição e desespero daqueles de nós que, por instinto, pegam uma caneta, um garfo ou lançam uma bola com a mão esquerda. Nossa tarefa nada mais é do que nos ajustarmos a um mundo destro fazendo, porém, as coisas ao contrário. N a primeira metade do século (XX), isto à esquerda quer dizer 20. O preconceito contra canhotos pode ser terrível na América do Norte, na América Latina e na Europa. Os alunos recebiam reguadas na mão esquerda durante aulas de caligrafia. Mas ainda bem que diminuiu sentimentos maléficos anticanhotismo, principalmente porque não há obstáculos religiosos a serem superados. Muito embora antigos preconceitos contra o canhotismo tenham dado lugar a atitudes mais esclarecidas na maior parte do mundo, a situação ainda pode representar uma evidente dificuldade na Ásia. Isso se deve a arraigados preconceitos culturais e sociais contra o uso da mão esquerda, especialmente para escrever e comer. Geralmente o primeiro obstáculo que os canhotos enfrentam, são os próprios pais. Quando criança eu usei poucas vezes minha mão esquerda, tinha um pouco de medo porque quando eu escrevia a letra “m”, ficava assim “mm” e minha professora advertiu-me e eu trocava de mão até que fui perdendo o hábito de escrever com a mão esquerda, mas comer ainda como com ela. Mas meus pais foram mais tolerantes comigo. Nem tanto a minha avó, que estava certa de que eu caminhava para uma doença mental. De modo geral, saí ileso, (às vezes até acho que ela tinha razão). Nas últimas semanas seis pessoas imprudentemente dirigiam seus veículos no sentido contrário de vias altamente movimentadas e uma destas pessoas foi com o carro de encontro a um caminhão, e não deu outra. Morreu! Outra vez foi escolhido o lado esquerdo como o lado errado, como de fato neste caso é. N a Coréia é considerado muito rude, comer ou pagar conta com a mão esquerda. Na Índia, as noivas consideradas feias nos casamentos arranjados são tratadas como Daavi que significa, segunda categoria e quer dizer também, esquerda. De forma geral a discriminação contra os canhotos começou com o idioma. A palavra Jawcheon trás a mesma dualidade. O budismo ensina que existem dois caminhos na vida: o da direita, que é bom, e o da esquerda que é mau. Os muçulmanos defendem que a mão direita simboliza a salvação e a esquerda a maldição e que Ala tem duas mãos direitas. Os hindus acreditam que a mão esquerda deve ser usada para uma pessoa limpar-se após ir ao banheiro e é, portanto impura. Durante as refeições, tudo deve ser feito com a mão direita, e a esquerda deve ser usada apenas para ajudar. Bem, tudo isso para dizer que sou ambidestro e que àquela história que o Altíssimo separará os direitos dos esquerdos... – Tô bem na foto, heim?

edsontomazdesouza@gmail.com

E Souza
Enviado por E Souza em 08/07/2012
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T3766475
Classificação de conteúdo: seguro