Tô Assim?
Todos temos aqueles dias, em que passamos em frente ao espelho e, nos assustamos com o reflexo... Quem é esse cara? Eu tô assim? Isso lá é tamanho de bochecha? ...Em meio a esse mar de rugas, há ainda, um brilho insistente. Que bom! Isto é o que importa: fogo e lucidez! Enquanto este dueto atuar, estarei salvo.
É recomendável uma boa convivência com o reflexo. Sem autocríticas exageradas, nem condescendentes. É preciso ser sincero para tentar captar tantos recados que estão expressos em nossos traços. Dizem tanto! Exuberantemente arguentes!
Quando nos assustamos com a imagem do outro lado, é porque está havendo uma discrepância em nosso estado emocional. Estamos de um jeito e, pensamos estar de outro. Este dado, se bem trabalhado, pode evitar grandes dissabores. Como sempre, tudo passa pelo fantástico autoconhecimento: o maior milagreiro de todos os tempos.
Sei exatamente onde está minha força e onde deslizo... Só cheguei até aqui, devido a esta chama, esta disposição para ser feliz, calcada em um romantismo antológico. Confesso que abusei um bocadinho da fantasia... Agora, na maturidade é que aprendi, mais ou menos, a dosar, a maneirar no voo. Há que se respeitar a velocidade e a intensidade alheias.
Saboreio o fruto maduro de uma poética lucidez, resultado, muito provavelmente, de toda esta trajetória assustadoramente fora dos padrões todos.
Meu rosto não revela todos os desvãos, todos os abismos, absolutamente sinistros, a que a ingenuidade me levou. Curiosamente, foi ela também, que me salvou de todos.
Foi o menino! Ele é que é o valente. Incontestavelmente puro! ...O homem foi castrado e, depois assassinado. O menino acudiu e o ressuscitou em Poesia.
Foi assim que cheguei à Bahia, tão sonhada, tão amada, tão imprescindível. É natural que não me reconheça, por vezes, no reflexo. Agora, é holística a chama que me aquece. Generosamente lírica!
Continua, em poesia, no link abaixo
Continua, em poesia, no link abaixo