VOVÓ MIRALDA E A CRISE AÉREA

Vovó Miralda ganhara a passagem de avião de um neto, iria visitar a sua bisneta que acabara de nascer no Rio de Janeiro. O avião partiria as 10 :00 horas do Aeroporto internacional Trancredo Neves.

No meio da confusão e da ansiedade diante do primeiro vôo, os filhos da doce vovó, esqueceram de avisá-la do caos que era tomar um avião no Brasil. Não falaram da incompetência do ministro da defesa e nem da falta de investimentos públicos na aviação civil brasileira. Coitada da vovó acreditou apenas no bilhete promocional da companhia aérea. Olhem só! linhas aéreas inteligentes.

No Aeroporto vovó pediu um copo de leite com café para o balconista da lanchonete.

- Um copo de café com leite, moço. Falara a vovó.

- “Pingado”, minha senhora!

- Não moço me dá “despejado mesmo”, pois vou perder o meu vôo!

Depois ter apreciado o leite com café de Minas Gerais, a doce velhinha seguiu para o guichê das Linhas Aéreas Inteligentes para fazer o check – in.

Estava tudo tranqüilo, afinal não era mesmo a sala de embarque. A vovó se deparou com uma fila enorme, rodeando os quiosques e as lanchonetes. Igualzinho a um caracol. Vovó até achou que era a encenação do bambolé humano feito todo ano lá no sul de Minas.

Deixaram a vovó passar na frente, afinal a idosa senhora já tinha contribuído muito com superávit primário da “viúva”. Ela entrou na sala de embarque era fila para todo lado. Engraçado que ela notara gente de todo tipo, de todas as classes sociais e de todas as cores. Pensou na democracia que era voar no Brasil.

- Uai, fila pra água, pra banca de jornal, pro banheiro, pra tudo! Esquisito! Falara vovó

Neste momento, ela começara a ficar tensa, principalmente ao se deparar com gente deitada para todo o lado. Achara que era o fim de um show do Elvis Presley. Preocupada arrumou a prótese dentária e perguntou para um moço do lado:

- Moço aqui que vai pro Rio?

- Sim, posso ver seu bilhete? Perguntou o jovem.

- Sim, meu jovem. Falara a vovó.

- Acho que a senhora foi sorteada, está aqui overbooking. Tirou a sorte grande velhinha!

- Uai! “God looking”. Pensou na palavra e no seu inglês. Pensou nos novos candidatos a carreira de diplomata Instituto Rio Branco. Meu Deus foi sorteada!

Vovó correra em direção a um funcionário e dissera aos prantos:

- Quero o meu prêmio agora! Não quero voar para o Rio. Está aqui no Bilhete “God looking”.

Osório Antonio da Cunha
Enviado por Osório Antonio da Cunha em 10/02/2007
Reeditado em 12/05/2007
Código do texto: T376399
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.