Preconceito ou Pré-conceito?
Pré-conceito, pré-concebido, pré-concepção, “pré-juízo”...
Vamos partir do princípio da expressão pré, tudo o que vêm antes.
Então por quê a palavra preconceito é usada apenas para ódio, suspeita ou intolerância?
Afinal o pré-primário não é ruim? O pré-natal é importantíssimo...
O pré-conceito faz parte da nossa vida. Imagine um Físico ou um Químico sem nenhum pré-conceito. Ele tem que partir de um pré-conceito para fisicamente praticá-la e depois fundamentar suas idéias, vamos chamar de conceitos.
Tudo na vida parte de um pré-conceito.
A criança, por exemplo, para nascer, ou melhor, para ser concebida – Os pais tiveram um momento de pré-concepção!
Nós pegamos exemplos da sociedade e utilizamos para guiar nossos caminhos...
Segue a frase:
- Nossa ! Aquela rua é perigosa, muitos assaltos e até morte! – O pai disse para a filha. A filha obteve o conselho e criou um conceito sobre aquela rua, sem ao menos Ter passado por ela e visto com os próprios olhos. Mais um pré-conceito.
Mass não existe a palavra pré-conceito no dicionário, o que existe é na forma de preconceito.
Agora me responda, é errado Ter preconceito?
Eu respondo.
Eu não consumo o que não gosto, e estou no meu direito. Mesmo assim, me chamaram de preconceituoso. Eu não me misturo com quem eu não gosto e mesmo assim me chamaram de preconceituoso.
Quer saber? Nos Estados Unidos da América o preconceito é algo declarado e você consegue combatê-lo, pois você sabe quem o utiliza por ódio racial, religioso ou de qualquer tipo de raça, lá você consegue combater a intolerância porque sabe quem a pratica. Aqui no Brasil, o mesmo que aperta sua mão é o mesmo que quando viramos as costas, nos criticam ou chegam em suas casas e ensinam os filhos seus conceitos e preconceitos.