A Natureza e o Respeito Humano.

A palavra respeito tem um significado tão abrangente que cabe em qualquer relação humana e até numa contemplação da natureza.

Olho da minha janela e constato que existe uma árvore (num capão verde que circunda meu órgão de trabalho), que merece singular atenção. Ela tem uma cor totalmente diferente das demais. Possui folhas que lembram uma paisagem europeia. Sua cor não é o verde natural das outras árvores. Tem uma tonalidade amarronzada, com pequenos tons verdes claros, dando um misto diversificado no seu visual. Ela se destaca naquele meio que tem tom padronizado. É o verde que tem relevância. Só ela é diferente.

Mas você deve estar se perguntando: O que aquela árvore tem a ver com respeito? Sucede que o normal de uma árvore é crescer no seu campo periférico que envolve o tronco. Assim, vai crescendo para todos os lados de sua base. Esta não. Há um tronco que vai da sua base até seu finito rumo às nuvens, mas do lado esquerdo ela é coberta pelos galhos de outras árvores. Somente do lado direito é que ela forma suas galhadas. Ela representa o símbolo respeito por ser diferente. Ela sabe que não pode ser igual às outras. Entretanto, mesmo assim achou uma forma de conviver harmonicamente aperfeiçoando-se ao sistema.

Assim deve ser o respeito entre os seres vivos, indicando que cada um deve ter seu próprio espaço, mas se ocorrer de alguém ter que dividir esse espaço com outrem, o respeito exige a divisão mesmo em detrimento do direito individual, visto que deve prevalecer o interesse coletivo. Quando não são respeitadas essas diferenças nascem as guerras.

Deus, na sua sabedoria, coloca-nos frente a frente com tais ensinamentos para que possamos aprender com nossas próprias conclusões, sem precisar que ele mesmo venha a nós e nos mostre o quanto somos ignorantes.

O curioso disso tudo é que aquela árvore, embora esteja restrita na sua constituição física, teve uma compensação natural que as outras não têm que é a sua cor e sua forma, sendo certo que ela se destaca das demais por único motivo: por não ser igual.

Isso me leva a concluir que esse sinal vindo da natureza, mostra aos homens que devem respeitar-se entre si, para que o mundo seja mais leve nas suas relações humanas. Concluo, também que, muito embora tenhamos de fazer a divisão do nosso espaço, sempre haverá uma compensação em razão disso, pois se perdemos por um lado devemos ganhar por outro.

Todos nós que temos certa preocupação com a paz entre os seres humanos devemos manter esta mensagem da divisão como uma questão muito profunda nas relações entre as pessoas, pois somos seres sociais que compartilhamos espaços físicos em comum - a terra em que vivemos - por isso, temos de resolver nossas pendências humanas com uma única filosofia existencial chamada de RESPEITO PELO OUTRO, mesmo que sejamos mais fracos já que temos compensações que muitas vezes nem conhecemos.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 04/07/2012
Código do texto: T3760501