TICO-TICO NO FUBÁ

Hoje cedo acordei mais tarde, embalado pelas notas de um piano executando "Tico-Tico no Fubá", delicioso chorinho brasileiro de autoria do genial Zequinha de Abreu, músico, instrumentista e compositor paulista nascido em 19/09/1880, criador de outras belas páginas do repertório musical da nossa terra, choros e valsas como "Branca", "Tardes de Lindoia" e "Amando Sobre o Mar".

Meu pai era músico (clarinetista e saxofonista), minha mãe cantava divinamente no coro da igreja, eu e meus irmãos tocávamos algum instrumento (acordeom, bateria, pandeiro, violão, piano e cavaquinho) e a nossa casa era uma festa constante, mormente às tardes quando o velho Rêgo chegava do batente na fábrica de tecidos "Renascença", pegava o saxofone e nos convocava para os ensaios vespertinos. Nesses encontros, ele tocava o chorinho "Tico-Tico no Fubá" e "Branca", a valsa preferida da nossa mãe Flaviana.

Quis Deus que agora eu, no ocaso da minha existência, fosse morar ao lado duma Escola de Música aqui na Cidade Nova, em Belô/MG, onde ouço as músicas que a Professora Anaceli, uma virtuose do piano, esse belo instrumento musical, executa sempre nas suas aulas, como o chorinho de hoje. Maravilhado, viajei no túnel do tempo e revivi os nossos ensaios na saudosa casa da Rua Botucatu, 129, na Renascença, onde nasceu o "Conjunto Mirins do Ritmo", sob a batuta do pai Constantino Rêgo.

Quando eu desci à rua pra buscar pães na padaria, cruzei com a Professora Anaceli que dava uma saidinha da escola. Não me contive e lhe dirigi a palavra, inicialmente cumprimentando-a pela execução de "Tico-Tico no Fubá" ao piano. Batemos um papinho e ela perguntou-me sobre o Tomás (meu neto), que tomou aulas de iniciação musical na sua escola, tempos atrás. Respondi que ele desenvolvia outras atividades escolares, como os estudos na "Cultura Inglesa" e o judô no Colégio Magnum e no momento andava muito atarefado. Quem sabe, num futuro, ele retomaria seus estudos na sua escola?

Despedimo-nos, ela seguiu seu caminho e eu fui em frente, assobiando baixinho a saltitante e gostosa melodia do "Tico-Tico no Fubá".

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 04/07/12

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 04/07/2012
Reeditado em 31/01/2013
Código do texto: T3760465
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.