Vida Programada, Masterizada e Sintonizada
A partir da hora em que nascemos o nosso destino estará definitivamente traçado: nascer, formar , namorar, trabalhar, casar, ter filho, talvez mais um e morrer.
Tenho uma imensa vontade de perguntar se alguém está satisfeito em ter a vida programada por estranhas ilusões.
A frase que mais escuto é:" você precisa fazer coisas que não gosta para sobreviver". Aí vem a questão: viver seria uma obrigação? um fardo? um atlas nas costas? dispensemos a produtividade apaixonante para agradar os alienantes? O que vier é lucro, esquece os sonhos e acorda para a realidade porque "a vida não é só flores"? A vida é programada e nós somos meros telespectadores burocratas sem pensamento livre, oprimidos pelo "destino"?
A idade! Idade para namorar, tomar um porre, ter um filho, dar a volta ao mundo, se formar...Idades! Sinta-se um ET se você saiu do esquema "a idade certa" porque obviamente somos iguais e teremos que ter histórias sintonizadas para contar. Beba quando o bar permitir maiores de idade, se forme junto com seus melhores amigos e case até os 30. Naturalmente, ao início da terceira idade, pegue o tricô, sente numa cadeira de balanço e escute o radinho de pilha. A inércia seria safada se o mundo inteiro desse ouvidos a tanta baboseira.
Não há nada mais triste ter um filho por pressões pós casamento. Não há nada mais mentiroso casar por medo de ficar para titia. Não há nada mais frustrante terminar um curso só para agradar os pais. Não há nada mais covarde ser servidor público desejando ser sócio de uma empresa.
Só digo uma coisa: a física do tempo não permite retrocessos de ocorrências arrependidas.
Viver de arte, morando sozinha e sem filhos? Para muitos é utópia, esquizofrenia vertiginosa ou falta de. Eu aspiro pela manhã, ambiciono a tarde e realizo nos restos dos dias. Minhas mãos querem arte, meus ouvidos querem silêncio e meu peito dorme tranquilo com a certeza do dia seguinte acordarei completa e sem vida programada.