“A festa no Cecan.” “O presente.”
A nossa vida não pode ser vivida, se não houver prazer em realizar coisas verdadeiras, mesmo diante de situações, que experimentamos de uma forma, de fazer agente perceber, que de um momento para o outro, sonhos são destruídos e tudo se transforma, e nada se pode fazer diante do inevitável. E uma das adversidades que a vida pode nos dar é uma trágica doença. E neste meu caminho, estou compartilhando os meus passos, num sentido de que, nele eu possa ser uma pessoa melhor, e com convicção de continuar a servir está “família”, o Cecan (Centro de Apoio ao Paciente com Câncer). Uma família que foi responsável, de mudar a direção, de muitas vidas, fragilizadas pela doença.
Fórmula secreta ela não tem, sobrevive de doações de pessoas generosas. E escrever estas linhas, falando desta família, é uma honra para mim.Vivi estes anos de minha vida, de uma forma distante, imaginava que ao passar dos anos, tudo se acabava, e prosseguir buscando um motivo para continuar ,era inútil. Mas, nesta nossa vida, se muito ou pouco os anos passam, mas vai estar lá o seu talento, para continuar a sua jornada.
E assim com uma das voluntárias do coral do Cecan, fomos convidadas para fazer uma apresentação, junto com a nossa querida maestrina Alex Sandra, uma pessoa querida, que consegue tocar o coração das pessoas com o seu sorriso. Sempre amável. E logo que chegou, já veio nos abraçando, toda sorridente, agradecendo a todos, espalhando alegria. E neste clima aconchegante, ela deu inicio a nossa apresentação. E logo depois, de terminarmos a apresentação, por um momento eu tive a prova, que as pessoas não se encontram por acaso, e naquele pequeno espaço, a alegria reinava, e o momento, era de ser feliz.
E assim nesta exposição de sentimentos harmoniosos, o melhor estava por vir. Por que, o valor de uma pessoa, se renova a cada dia, os seus horizontes se ampliam, e a sua jornada encanta e aguça o seu universo, a seu favor. Muitas vezes o passado recupera para nós encontros, de nos deixar pensar que, o tempo passa, a distância não importa, mas basta um simples toque do destino, lá estava ele, o nosso ex-prefeito Junji Abe. Uma pessoa que conseguiu com sua dinâmica, e responsabilidade, trazer para Mogi das Cruzes, formas de melhorar a nossa cidade. E hoje como deputado federal, estava em nossa festa, não só como convidado, mas sim para nos presentear. Este ser humano, que no passado foi o fundador do Cecan, e que hoje teve uma razão mais forte de estar ali, e assim de poder deixar mais uma vez, a sua marca registrada, de ser o mais ousado, o mais corajoso de atitudes, que solidifica-se que para nós, será eterno. E assim da mesma forma que ele um dia nos impressionou, com atitudes de ser empreendedor, a cada momento nos aproxima mais, o seu amor aumenta, e adquire novo brilho. E quanto mais o tempo passa, lições aprendemos com este homem. E assim a vontade aumentar os proventos, para oferecer melhores condições ao Cecan, Junji Abe em atenção ao pedido da administração do Cecan, como deputado federal, fez um pedido ao Governo do Estado de São Paulo, e este pedido foi atendido. O presente foi entregue, um veiculo, que foi entregue ao Cecan de Mogi das Cruzes, para que possa transportar as pessoas portadores de câncer, que tem uma responsabilidade social, uma missão de ser solidário, e estimular o espirito destas pessoas, incentivando-as com esperança e otimismo, para que enfrente com coragem e tranquilidade a doença. E a este amigo, vencedor, deixo aqui registrada minhas escritas; “Vencedor,” obrigado por cada vez mais, fazer parte desta caminhada, obrigado por você lutar e conseguir por boas causas. É nestas situações que o ser humano expõe o seu caráter. A dificuldade para ele não existe, como disse o alemão, Martinho Lutero; “Faz escuro, mas eu canto.” Então eu penso que, para todos nós do Cecan, você será eterno. Como dizia Charles Chaplin “Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única, e nenhuma substitui a outra, a cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si, e leva um pouco de nós.”
Nesta oportunidade, pude escrever o que sinto em minha alma, desta forma agraciada com carinho e amizade, destes novos amigos no Cecan. Ao mesmo tempo em que eu procuro enxergar reações em harmonia, vejo e percebo que o homem que vê o bem em tudo e em todos, provavelmente, atrairá coisas e pessoas correspondentes a seu pensamento e seu objetivo. E geralmente vemos aquilo que procuramos. Então no meu ponto de vista, eu acho que a vida, coloca em nosso caminho, metas a ser alcançados, uma mais difícil, outra mais amena, outra que estaciona e fica a espera de um empurrãozinho de terceiro. Mas acredito que se agente persistir na teimosia, o resultado será sempre o melhor. “E se realmente entendemos os problemas, a resposta virá dele, pois a resposta não está separada do problema.”
E quando começamos algo com a graça divina e persistir na caminhada, as respostas se iluminam, e desta forma aprendemos a lidar com as pessoas com bondade, pois não vemos as coisas como elas são, as vemos como nós somos, “com sentimento de solidariedade com o próximo”.
Neire Lú
03/07/2012