A outra faceta de 1932

Enfim, acabou a fase de namoro e se aproxima a data do tão aguardado casamento. Tudo pronto, decoração a postos, os convidados em seus lugares, e como em um teatro realizamos todos os passos da tão costumeira entrada triunfal dos noivos. A valsa soa, e a noiva entra. No altar os padrinhos e o noivo a aguardá-la, toda de branco, para o tão ansiado momento do sim. Após o casamento podemos dizer que a vida muda, as regalias da juventude se perdem e passamos a viver a partir daquele instante uma vida conjugal. Apesar da maioria, com o tempo aquietar o furor juvenil, muitos ainda acreditam que a vida adolescente se perpetua além da barreira do casamento.Festas até mais tarde, bebidas a Deus dará e muita alegria são coisas indispensáveis na vida da maior parte dos seres humanos. Sendo estes casados, desde que tais atividades sejam realizadas em conjunto, essas se tornam confortantes, pois fortalecem a cumplicidade e companheirismo do casal. Porém quando apenas um se diverte e o outro fica em casa sem nada realizar, fere tal o compromisso matrimonial. Apesar de já estarem mudando tais situações, muitos ainda possuem o pensamento machista de que esposas têm de ficar dentro de casa e o marido é quem pode desfrutar das regalias juvenis. Pois bem, chega o momento disso acabar. Aliás, já ultrapassamos o período coronelista. As mulheres já possuem seus direitos e tornam-se cada vez mais iguais ao homem. As famílias patriarcais em que o homem dava a última palavra, hoje é mera fachada, virando assunto para capítulos de livros de História e Sociologia. Atualmente muitas mulheres, são as que possuem a voz ativa dentro de casa, tornando-se verdadeiras chefes de família. Emerge, portanto, uma nova classe feminina em que esta não é submissa, mas autônoma, assumindo papeis semelhantes ou superiores aos masculinos. Na década de 70 constituiu-se o marco do movimento feminista no Brasil. Porém foi em 1932 que estes ideais começaram a ganhar força, já que foi neste ano quando o presidente Vargas alterou a constituição, dando os mesmos direitos políticos e trabalhistas, ás mulheres. Nossa sociedade atual torna-se produto destas grandes patriotas da época, que apesar de viverem em um momento histórico no qual poucos direitos se haviam, buscaram e alcançaram o que desejavam.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 03/07/2012
Código do texto: T3758709
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.