Dois de Julho em Salvador

Dois de Julho em Salvador...do ato cívico à esculhambação

Jorge Linhaça

Antes de mais nada é importante lembrar que na Bahia a independência do Brasil veio bem depois de sete de setembro de 1922 , aqui comemora-se o 2 de julho como a “tomada de Salvador” pelo “Exército Libertador”. Não vou entrar no mérito histórico neste texto, embora muito precise ser entendido com outro olhar.

O fato é que preparei-me, desde ontem, para o tal cortejo de que tanto me falaram. Decidimos por lá ir no período da tarde e ver o cortejo passar pela avenida sete de setembro. Já foi um inferno chegar lá pois a polícia decidiu que deveria isolar as principais vias de acesso àquela localidade.

Depois de dar uma volta sem sentido, deixamos o carro a algumas quadras da tal avenida. Optamos por esperar o pretenso cortejo ali ao lado da Igreja de São Pedro.

Imaginem meu espanto ao ver se passarem as horas e nada de cortejo...a cada 20 minutos passava um banda marcial com 20 ou 30 elementos...não havia nenhum tipo de isolamento para impedir que a população invadisse a avenida e , estando esta ao Deus-dará, virou uma passarela de ambulantes que ladeavam as fanfarras impedindo até que as víssemos com clareza apesar de estarmos a poucos metros.

Mas justiça seja feita, nem só os ambulantes demonstravam estar nem aí para o civismo, a população seguia a mesma conduta.

Creio que todas as cordas que costumam isolar a rua em desfiles sérios, deviam estar em posse dos trios-elétricos aguardando o próximo carnaval.

Reclamações de cansaço e decepção brotavam da boca dos que ali esperavam.

A polícia ocupava-se de escorar as paredes da Igreja ( ou escorar-se nela) o mesmo acontecendo em relação ao gradil da praça, olhando para o vazio, contentes em cumprir seu horário de trabalho imóveis e alheios a tudo.

Nem quando um marmanjo e uma bando de moleques perseguiram um lagarto dentro da área gradeada da praça os guardiões da lei tomaram uma providência.

Protestei com mais alguns espectadores, do lado de fora das grades mas o tal marmanjo, sem largar a lata de cerveja ( coisa mais importante em qualquer evento em Salvador) pegou o lagarto que devia medir mais de meio metro pelo rabo e depois pelo corpo e saiu com ele como se fosse um troféu com a alegação de que queria apenas ”tirar uma foto”. A polícia? Nem xite! Estava ali apenas para enfeitar a paisagem.

Depois dessa e de mais de uma hora e meia de atraso do tal cortejo, minha mulher resolveu me lembrar embora já que eu estava falando em alto e bom tom que a polícia daqui só serve pra fazer greve.

Agora eu pergunto, que diabos de ato cívico é esse onde não há civilidade nenhuma da parte do povo e muito menos das autoridades?

Como se não bastasse saí de lá emputecido porque a organização(?) do evento coube à fundação Gregório de Matos que, já não bastasse não fazer nada no sentido de resgatar o grande poeta ainda macula seu nome coma inépcia de seus diretores que não prestam nem para organizar um desfile. Coisa que qualquer colegial faria bem melhor que esses ociosos empregados de cabide político.

Chego a duvidar que algum deles sequer saiba quem foi Gregório de Matos ou tenha lhes lido qualquer poema. Lembro-me que quatro ou cinco anos atrás quando estive pela primeira vez nesta província ( sim, província, pois Salvador está longe de merecer o título de cidade) ao visitar a tal fundação, seus funcionários fizeram cara de surpresa quando pedi material sobre o poeta.

Imagine...pouco ou quase nada tinham disponível.

Depois me vem o governador Jacques, toma todas, Wagner , ACM, grampinho, Neto e seus puxa-sacos, dizer que esta festa é o orgulho do povo baiano.

Ao menos eles apareceram, ao contrário do prefeito João buracão Henrique, que nunca dá as caras onde o povo possa estar.

90% dos soteropolitanos nem sabe o que se comemora hoje, quanto mais o que representaria para o orgulho baiano..

Tinha gente na “festa” achando que o caboclo e a cabocla dos carros tinham a ver com candomblé.

Desisto...acabei de me convencer que Salvador é a capital mundial dos SENO...senoção de nada.

Província de Salvador, 02 de Julho de 2012.