PAI, ESTOU AQUI ! ...

Meu pai era proprietário de uma exígua embarcação. Chamava-se Canarinho - e suas cores verdes e amarelas se faziam tremular nas águas barrentas do Amazonas e Tapajós do nosso querido Pará.

Certo dia, empreendemos uma viagem à localidade de Vista Alegre, às proximidades da cidade de Breves, cortada por ilhas e riachos.

De retorno, lá pelas tantas da madrugada - eu, maquinista de primeira viagem, atrapalhei-me no sistema e não deu outra - tudo errado e a máquina parou. Papai, ainda, deixou o comando à sala de máquina - mas não houve mesmo jeito - e ali improvisamos remos e tocamos o barco em busca de um direcionamento ...

Experiente e abalizado em viagens nos rios amazônicos, logo sinaliza o mastro com um pequeno farol à querosene - o que nos livrou em fração de minutos de uma tragédia no embate com navio de grande porte que cruzava o estreito de Breves naquela madrugada ...

Às proximidades do Trapiche Municipal de Breves, tentando esbanjar o calor jovial, acabei por escorregar, desabando nas águas geladas da noite sob os olhares atentos de meu pai, que já se posicionava a me prestar socorro - quando em tempo hábil e em alta velocidade, voltei à flor d'água, gritando à plenos pulmões - PAI, EU ESTOU AQUI !

............................................................................................

Emociona-me muito a narrativa do fato - quando me faz lembrar que hoje as coisas se inverteram ... e meu pai, se comigo falasse, certamente me diria :

FILHO, NÃO MAIS ESTOU AQUI !!! ...

Enock Santos
Enviado por Enock Santos em 01/07/2012
Reeditado em 02/07/2012
Código do texto: T3754916