Fundamental
 
Fundamental significa essencial, imprescindível, indispensável, substancial, vital
 
Não sei se é defeito. O fato é que, para a grande maioria de minhas atividades são deixadas para última hora. Se for viajar, a mala é fechada um pouco antes de sair de casa, mas só foi arrumada no dia da viagem. E eu não esqueço nada!  Ás vezes erro na conta de algumas peças, levando roupa de calor para onde é muito frio. Quase virei picolé em São Paulo. Se não fosse a minha tia, eu teria literalmente congelado. Lá não tem a mesma chuva daqui; o frio é diferente.

Sobrevivi na magia de estar num lugar totalmente novo, que só conhecia de visitas e cursos a serviço. Porque sei o valor do que é fundamental, amei ver até as folhas das árvores. É imprescindível que se sinta beleza nas mínimas coisas. Descartar o que é feio perante nossos olhos, é uma qualidade que poucos possuem. Tá certo que tem algumas situações que são tão absurdas que estraçalham o coração de muitos, mas eu corro léguas disso e não é ser egoísta.

... Mas os muitos bons corações estão ficando, a cada dia, mais escassos. As magias de amar animais, flores e aquilo que chamamos pessoas se distanciam de corações mais sensíveis e dão uma boa dose de sofrimento para o que restou do que é substancial: o amor sem fronteiras, sem medos de entrega, de ser sincero, de tentar um pouco de educação, de polidez, de elogiar – porque as pessoas estão totalmente carentes de uma palavra de incentivo, de um olhar de forma carinhosa.

O ontem nos trazia presentes diários. Conseguia-se criar uma prole de sete numa boa. Nunca faltava um cacho de bananas pendurada no teto da cozinha. Um caneco vazio era preenchido com o pó de café que o vizinho emprestou. Todos eram donos de seu tempo, de suas roupas lavadas com sabão de pedra, aquele telefone preto que tocava era como um sino de igrejinha em dia de festa, ninguém era rico demais ou pobre demais; porque ser rico demais atrapalha as amizades que são verdadeiras e ser pobre demais atrapalha as amizades verdadeiras também! Sem trocadilhos, isso é real.

Hoje é fundamental que se tenha paciência num engarrafamento monstro ou preso numa enchente. Lembrei que fiquei cercada de água por todos os lados (até escrevi sobre isso um dia) e tudo que fiz foi essencial para a minha tranquilidade e aceitação: liguei o som do carro e ouvi musica clássica a todo volume e deixei que acontecesse o rumo normal da vida: sobreviver, dentro do possível, porque não havia alternativas naquela situação.

Tudo hoje é mais difícil, mesmo que tenhamos mais conforto. É lindo ouvir de alguém que somos importantes para esta pessoa, mesmo que estejamos a dez mil milhas de distancia. Eu adoro sentir cheiros na imaginação e tem alguns que eu jamais vou esquecer: mar azul da Praia da Costa, milho cozido, tempero de feijão, geléia de uva no fogão, doce de mamão verde, sabonetes subindo janelas de grandes edifícios, dentes escovados com aquela pasta deliciosa, licor de laranja, meias novas, carro novo, neném de banho tomado, ciprestes e pinheirinhos de natal, café coado, beijos com sabor de morango (vitais).

Não sei se me fiz entender, mas tudo isso eu escrevi com a essência de ser: fundamental para que a vida siga o seu rumo numa estrada boa, sem tropeços. Hoje quero realmente esquecer as perdas, as tragédias... Quero ir à busca do melhor para cada um de nós. Partilhar é fundamental.


 
Domingo de sol de início de julho, 2012
Imagens Google 
 
 

Sunny L (Sonia Landrith)
Enviado por Sunny L (Sonia Landrith) em 01/07/2012
Código do texto: T3754220