Viva o Futebol!!
Seja a pedra usada pelos homens das cavernas, um crânio de animal ou outro osso qualquer, seja a bola confeccionada com bexiga de porco e revestida em couro escuro datada de 450 anos no reinado escocês, quissá as bolas feitas com peles de foca preenchidas com musgo ou peles de outros animais de autoria dos esquimós. Mas tudo isso passou, os ingleses foram além e traduziram o que ...viria a ser a paixão nacional ou mundial através de recursos sintéticos, fortes e resistentes. Darwin jamais imaginara que sua teoria se expandiria a um objeto eleito pelo homem como a maior invenção da humanidade, creio que a caipirinha e o carnaval estejam entre as primeiras também.O que diria Pero vaz de caminha séculos depois, descreveria um povo aculturado, reverente a um objeto e dogmático a um esporte que coloca em xeque toda uma história de evolução e civilidade, tornando o homem alienado, fanático e sem escrúpulos. Como vender jornal em um país que é pentacampeão mundial de futebol e semifinalista de pior distribuição de renda do mundo? O que era para ser uma Arte, hoje é apenas um instrumento de barganha e enriquecimento, não sei se um dia foi digno de credibilidade, mas hoje o cenário é um caos. O país para diante da TV ou estádio para assistir, o final quase sempre é o mesmo, vandalismo, manifestações exageradas de ânimos, destruição e balbúrdia. Escolas, faculdades, trabalho, tudo é paralisado diante de um jogo, Copa do mundo, dia de jogo soava como feriado nacional, salas de aula vazias, produções industriais interrompidas, esporte este que está acima do bem e do mal. Estranho entender tal submissão, obsessão ou a fonte de todo este apreço. É claro que seríamos um país mais desenvolvido, crítico e dotados de maior potencial de crescimento intelectual e financeiro, mas talvez o futebol venha contemplar e favorecer o interesse em manter o povo quieto, amarrado como fazem através do não investimento na Educação, quem está vivendo o "futebol" não tem tempo para pensar em outras coisas, é uma espécie de freio, apaziguador, uma válvula de escape, uma fuga. Já dizia o ditado "Discutir política, religião e futebol não levam a lugar algum", e creio que tenha razão, é como acelerar um carro atolado, não se vai a lgar algum, pode piorar a situação. Que meus compatriotas continuem compenetrados no futebol, vidratos e soltando seus fogos com seus salários sofridos, fazendo barulho e atiçando os ânimos dos cachorros da vizinhança, enquanto isso outros vão se apropriando de coisas mais relevantes, cuidando de seus interesses e tendo menor disputa para chegarem aonde esses talvez cheguem quando acordar.Por isso eu digo, viva o Futebol!!