Acerca da psicologia do inconsciente nos textos
 
            Tenho um péssimo hábito, do qual vou redimindo-me aos poucos.
            Comento pouco os colegas desconhecidos.  Um erro, mas não quer dizer que não os leio.  Alguns – são poucos, felizmente – não merecem comentário mesmo.  Outros são interessantes.
            Há uma classe não pequena que não se apercebe de que usa o site de modo compulsivo.  São textos que revelam claramente a influência forte do inconsciente agindo sem que a pessoa se dê conta.
            Revelam estes autores, através dos seus escritos, sentimentos íntimos que talvez sejam inoportunos na postagem.  Deveriam ficar com os autores, talvez com seus terapeutas, mas publicá-los é ficar expondo-se.  Qualquer entendedor da matéria vai concordar: muitos aqui vêm, sem perceber, contar sua história interior, mascarada de poesia, crônica ou conto.
            É inevitável que o fato aconteça, pois escrever é uma das formas de associação livre, largamente usada nas terapias.  Para os estudiosos do comportamento humano, o Recanto e outros sites de literatura são mananciais de dados da psicologia do inconsciente brotando e jorrando.
            Os autores não conhecem o fato, nem poderiam conhecer, já que para eles são obscuros e sem sentido.  Não para os leitores maduros que possuem pouca bagagem de conhecimento acerca do assunto.  É possível de imediato conhecer bem melhor os companheiros, um fato útil, sem a menor dúvida.
Não sei por que estou escrevendo isso.  Talvez seja uma advertência a mim mesmo.  Não se expor tanto, ainda que fantasiosamente.   
Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 28/06/2012
Código do texto: T3749170
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.