Minipleto

 

 

Quando escrevi sobre casas de chá, mencionei o que havia no cardápio de uma delas: chá completo ou chá minipleto. Entendi que o minipleto apresentava menos acompanhamentos do que o chá completo. De fato era isso, e como não sou tão gulosa, me satisfazia plenamente com o mini.  Além do chá, tinha pão tostado, torradinhas, manteiga, mel, geléia e algum biscoitinho adocicado. Nada de bolos variados, tortas ou pãezinhos recheados. Não sendo muito ligada em chás, às vezes eu trocava por chocolate, pois costumava ir àquele lugar em tardes frias.

 

Tenho sempre em casa um caixa de chá preto, principalmente por causa de algumas amigas que não gostam de café e chego até a me esquecer dele. Só em noites geladas é que me lembro e acabo me reconfortando com o chazinho, pensando que deveria tomá-lo mais amiúde. Passa o frio, passa a vontade. Tenho também chá de camomila e chá verde para ocasiões em que alguém não esteja bem do estômago. Houve um tempo em que tive no quintal uma touceira de erva-cidreira, esta sim, dá um chá que adoro! Além de gostar, me traz lembranças do tempo de criança, quando enjoávamos no meio da viagem e mamãe descia do carro para colher aquelas folhas compridas que apertávamos para cheirar. Com todo cuidado para não cortar os dedos. Até o cheiro é muito bom. Quase todas as estradas de terra eram ladeadas de touceiras de erva-cidreira. Aquela que eu tinha aqui desapareceu durante uma reforma. Acho que amanhã mesmo vou conversar sobre isso com o jardineiro...





(*) A palavra minipleto deve ter sido invenção da tal casa de chá. Gosto de usá-la quando não quero feijoada tão substanciosa, prefiro a minipleta...