SUS - INSS - MEU ATENDIMENTO

Fim-de-ano esperanças de melhoras e sonhos a serem realizados num ano vindouro, a família reunida pra festa de reveillon, música, pratos sofisticados e coquetéis, mas nas três primeiras horas da passagem o acidente foi inevitável, de um escorregão no chão molhado meu pé deslocou pra trás , a perna esquerda serviu de alavanca para o corpo onde a quebra foi fatal... fratura exposta!

A entrada np P.S de São Caetano do Sul foi chocante, só faltou o pró-seco e o presente de amigo secreto, a dor intensa na hora de colocar a tala e enfaixar fez ecoar o grito de feliz ano novo, e daí começou a mais nova experiência em meio ao atendimento publico de São Paulo, naquela noite um rapaz estava no leito ao lado , tinha escorregado na faixa de segurança na rua , essas faixas lisas com tinta baratinha que vários já escorregaram, torceu o pé também e se ralou todo, por sorte não quebrou nada. Na mesma noite o grito alucinante de um motoqueiro ecoou nos corredores do pronto-socorro e assim nos fez refletir a respeito dos perigos no transito em dias de festas ou mesmo nos comuns.Como os leitos e operações são concorridas e a falta e vagas e grande, tive que ficar na fila de espera pra ser operado, fui tratado devidamente com profissionalismo e até uma certa amizade, pois em quase quatro dias fazemos conhecimentos com alguns atendentes da área de saúde.No terceiro dia aconteceu algo desagradável na minha estadia no P.S , eu cansado da posição mudei a perna de lugar , mas quando voltei a dor foi intensa, parecia que um dragão de komodo estava me mordendo, era tarde da noite, a enfermeira estava lanchando, duas residentes estavam logo em frente e conversavam a respeito de seus assuntos particulares como namorados,religião, relacionamentos e fotos no Facebook , enquanto gemia de dor, uma delas disse -Que cara chato!... Achei estranho duas pessoas se formarem na área de saúde e agir assim, mas tudo bem, gritei por uma enfermeira onde essa contatou a que estava me cuidando, assim após o medicamento dormi, mas muito pouco.O responsável pela minha transferência não estava tendo bons êxitos em conseguir uma vaga, e assim ia sendo medicado com antibióticos , remédio para dores e algo mais.Achei bem bonito e alguns casos até desumano a maneira que alguns enfermeiros são tratados, um dos casos foi um que um senhor alucinado que cuspiu em sua face, este saiu se lamentando e dizendo que trabalhava com tanto amor e ainda passava por essa situação.Outra enfermeira bem aplicada, mas com uma feição carregada e de infeliz, fiz uma pergunta, se ela gostava da profissão, ela disse que amava, mas estava cansada..Disse pra ela -Vai passear um pouco, namorar, ela disse -Não tenho tempo e trabalho em outro lugar.Refleti ... fazia sentido, com seu pouco salário e carga horária exagerada como viver com prazer e dignidade juntos,difícil!...Ou se é responsável no trabalho ou se diverte às vezes, nem todas profissões dá pra conciliar.Espero que um dia eles sejam mais valorizados pelos governantes.

Nesse último dia quase tive surto, não dormi ,e uma senhora Teuto-Russo estava ao lado gritando e xingando em Russo onde dizia - diablo!... diablo , até pedi meus calmantes para minha mãe trazer.A comida até que era boa , pois já fazia regime em casa mesmo de sal e açucar então não senti tanta diferença, mas mesmo assim já não descia mais, pois deitado quatro dias chega uma hora que a fome vai diminuindo.

Graças ao político influente da cidade e a alguém da família que correu atras,consegui uma vaga antes de que 5 dias, e no sexto dia do acidente caseiro fui operado.

Após uma operação bem sucedida, já no meu quarto com mais dois fraturados, um que foi atropelado na calçado na passagem de ano, outro de acidente de moto.Curioso foi a alta do rapaz da moto, depois da sua saída ,uma atendente veio no quarto e começou a conversar comigo, disse o que eu deveria fazer quando estava em casa pra fortalecer a perna, de repente levantou a minha perna fraturada, eu tinha acabado de ser operado, fazia uns quinze minutos, eu disse -Opa!...acabei de ser operado. Ela disse - Ah!...e ficou sem graça. Provavelmente me confundiu com o rapaz que teve alta , nisso soltou um ponto e o sangue foi inevitável. Perguntei pra enfermeira quem era? Esta me disse - Aahhh!... É só a Residente...Pensei nossa! como são dispersas, como alguém vai ao leito de um paciente sem o prontuario ,o número do leito, o nome do paciente, tive sorte das placas de platina não terem saído do lugar.

Graças a Deus sai ileso de todo tratamento apesar de ter sido dispensado com dores suportáveis e mancando pra trabalhar, a Dra substituta me dispensou 40 dias antes mesmo do calo ósseo ter sido formado, mas a perita do INSS vendo a situação me proporcionou mais um mês, onde fiz umas sessões de fisioterapia e melhorou a recuperação, mesmo assim ao voltar ao trabalho quase foi acidentado novamente no farol,pois ele abriu quando estava no meio da faixa, com a mudança de tempo a perna travou, mas graças a Deus só foi um susto.

Hoje ainda mancando e com mínimas dores vou vencendo as barreiras, não desejo pra ninguém essa experiência, mas acho que alguns deviam sentir mais de perto como é a recuperação de uma fraturaObrigado a equipe do P.S de São Caetano do Sul. E do Hospital Nsa. do Pari, em especial ao Dr. Neto.

O Hospital do Pari compõe a outra parte da Instituição que atende pacientes de convênio e particulares. O serviço, coordenado pelo Dr. Dirceu de Andrade e Dr. Celso Toledo possui mais de 30 anos de experiência marcados pela formação sólida e ética que oferece aos seus residentes e pela maneira eficiente e humana de tratar seus pacientes.

Associação Beneficente Nossa Senhora do Pari evitando assim mais transtornos.Desejo que cada um tenha o que merece pelo seu profissionalismo e lado humano.

Mário Amâncio Azevedo
Enviado por Mário Amâncio Azevedo em 26/06/2012
Código do texto: T3746303
Classificação de conteúdo: seguro