Frustrações de estudante

Nem sempre o estudante consegue fazer um bom trabalho ou uma boa prova, mesmo que tenha estudado bastante ou passado noites sem dormir tentando organizar as ideias para colocá-las no papel ou na tela do computador. Mesmo um bom aluno não pode se sair bem o tempo todo. Acho que é como ser um bom jogador de futebol. Espera-se que ele jogue bem sempre. É como se, por ser bom, ele não tivesse o direito de dar um chute errado ou perder a chance de fazer um gol.Neste mundo atual, fica-se com a impressão que se tem que ser perfeito o tempo todo ou não ficarão satisfeitos com nós nem nos entenderão.

Ser estudante, principalmente universitário, não é fácil. Muitos, além de estudar, trabalham ou levam vidas problemáticas. Claro que a vida não é doce para ninguém mas, às vezes, as vidas de algumas pessoas atravessam verdadeiros furacões. Imaginemos você precisando estudar para um trabalho e sua casa passando por uma construção ou uma pessoa na sua família passando por uma doença. Está certo que temos que cumprir nossos deveres mas, com certa frequência, os professores agem como se nós só tivessémos obrigações em relação às matérias ensinadas e não vivéssemos uma vida fora da escola ou faculdade. E, mesmo fora dela, gente da família diz:"Ah, a sua vida é fácil. Você só estuda." Será que essas pessoas iriam querer passar horas estudando para aprender uns assuntos que, muitas vezes, temos que ler quatro ou cinco vezes para começar a entender ou fazer trabalhos de várias páginas?

Se tiramos boas notas, os colegas podem nos invejar. Como eu não trabalho, eu admito que tenho mais tempo do que meus colegas para adiantar os trabalhos da faculdade e estudar as matérias. Mas não gosto quando dizem:"Ah, ela tem tempo para estudar." E estudar é um mar de mel? Não, não é. Se eu não trabalho mas estudo, faço os trabalhos para entregá-los a tempo e me esforço, como minha vida é fácil?

Uma coisa frustrante é quando não conseguimos fazer um trabalho que agrade ao professor, mesmo tendo nos esforçado o máximo. E o professor pode ser bem incompreensivo, dando sermões e dizendo: "Você tem que fazer deste jeito, tem que se esforçar mais." Fala de um jeito que insinua que não fizemos uma boa atividade porque não nos esforçamos o suficiente. Nem sempre, mesmo que façamos um esforço hercúleo, temos um desempenho satisfatório. E ouvir alguém nos criticando de um jeito que sugere que não demos o melhor de si não é animador. Mas, como as situações desanimadoras fazem parte do que se chama vida, melhor que nos preparemos para o fato de nem sempre os outros serão justos conosco ou entenderão quando não nos saimos bem por estarmos enfrentando problemas.