Sexo, Mentiras e Vídeo-tape
Informativo Barramares, junho/1991. Matéria: “Churrasqueira é Recente Alvo de Depredação”.
Penso que muito pouco se fez, ou se faz, pelo nosso espírito crítico.
Surgem os problemas, mas os seus efeitos é o que importa. Suas causas, nem sempre.
Atitudes como a noticiada, é claro, devem ser coibidas. Mas temos de admitir: por trás de uma criança agressiva (mais agressiva quando em grupo) normalmente encontramos pais protetores. Há garotos que só acordam para ir à escola depois que a mãe chama. Ganham presentes sem saber, muitas vezes, o sacrifício que houve para adquiri-los. O negócio é não ficar atrás de seus amiguinhos do Condomínio.
Tem gente que só fecha a bica quando termina de escovar os dentes. Parece que não se paga pela água que se consome. A água é um bem barato. E não acaba. É a dedução óbvia de quem não entende que a bica não deve ficar aberta desnecessariamente. Enquanto há países, como a África do Sul, que têm um Ministério só para a água!
O vídeo do aniversário. Não pode faltar comida. Nem que me empenhe todo, a festa dos 15 anos de minha filha tem que acontecer. Amanhã o cara está endividado, mas o aniversário aconteceu.
Bate-papos com pessoas para juntos avaliarmos a importância de se apurar o nosso senso crítico. O condomínio poderia promover e estimular esse tipo de atividade. Textos específicos, livros, jornais, revistas e filmes, tudo que pudesse suscitar esse tipo de discussão. Todos os assuntos seriam abordados: sexo, mentiras e vídeo-tape.
Aprender a procurar a essência das coisas. Talvez assim tivéssemos chance de compreender e aceitar a pouca originalidade de que se reveste o ato de se depredar a churrasqueira do Condomínio.
Rio, 03/07/1991