MEMÓRIAS DE PROFESSOR: PRÁTICAS DOCENTES

As aulas aconteciam à tarde e durante as manhãs me dedicava ao planejamento. Como se tratava de uma turma multisseriada, dividia a folha em quatro partes iguais onde dissertava sobre o desenvolvimento da aula: atividades que seriam realizadas em conjunto por todas as séries; atividades que cada série individualmente iria fazer; como envolver as demais séries para que estivessem ocupadas enquanto eu me dedicava a uma em especial. Ano de 2001, era minha primeira experiência como professor. A prática comum de muitos professores de fazer exercícios em cadernos de brochura para cada aluno só perdurou um dia. No dia seguinte joguei nas mãos deles essa responsabilidade. Queria alunos independentes mesmo ainda não alfabetizados. Não podia perder tempo fazendo aquilo que eles podiam fazer. Percebi logo que não teria paciência de fazê-los ficar repetindo o alfabeto. Pedi a Deus, graça e sabedoria para conduzir o trabalho. A aluna da quarta série, única por sinal, era quase autodidata e passou a ser uma espécie de assistente. Muito autônoma, pedia a ela que tirasse dúvidas referente a grafia de palavras, consultado o dicionário.

Paulo Sérgio Costa
Enviado por Paulo Sérgio Costa em 25/06/2012
Reeditado em 18/09/2012
Código do texto: T3744507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.