Casas de chá

 

 

Quando eu saía do colégio e pegava o ônibus na avenida Angélica, em São Paulo, bem em frente ao ponto havia um lugar chamado ‘Casa de Chá do Luar de Agosto’, que não sei se ainda existe. Esse nome romântico e pomposo (copiado do filme) chamava minha atenção, mas o que eu via lá dentro não lembrava nada disso,  parecia um bar comum, quase vazio durante o dia. Eu ouvia dizer que à noite muita gente lá ficava a beber cerveja... Quem quisesse tomar o verdadeiro chá, com bolinhos e biscoitos, tinha que frequentar outros lugares, entre os quais o mais famoso era o Salão de Chá do Mappin, que concorria com a quase vizinha Leiteria Suíça e o Viena, na rua Barão de Itapetininga, se não me engano. Quando o assunto era chá das cinco, minha mãe gostava de contar histórias do Salão de Chá da Casa Alemã e nós achávamos engraçado porque a tal Casa Alemã nem existia mais. Eu cheguei a frequentar o Salão do Mappin em festinhas de aniversário, mas não me lembro de ter ido ao Viena. Na Leiteria Suíça eu entrava contente, só para tomar um belo e delicioso ice cream soda.

 

Mais tarde, já adulta, fui muitas vezes à também tradicional casa de chá Yara, na rua Augusta, um lugar pequeno sem grandes sofisticações, que servia lanches (no sentido antigo) muito gostosos. Lá o chá completo ou café com leite ou chocolate quente vinha sempre acompanhado de torradinhas, sanduichinhos, bolinhos, biscoitinhos e geléias em grande quantidade. Eu achava até exagero aquele festival. Fiquei feliz quando resolveram oferecer outra opção aos clientes e a novidade apareceu no cardápio. Podíamos escolher entre ‘chá completo’  e  ‘chá minipleto’ !