A PORTABILIDADE NUMÉRICA

Makinleymenino

Junho 2012

Crônica

Construir uma crônica de fácil digestão mental com a imparcialidade devida e com os elementos literários necessários descrita e narrada entre o impessoal do acontecido e a recriação da fantasia é possível e às vezes, posso dizer, é muito mais impossível que talvez levar flores para a namorada e não lhe dar um beijo na boca ardentemente.

Assim, posso dizer da Portabilidade Numérica que é a possibilidade dos usuários mudarem de operadora móvel ou fixa, sem precisar trocar o número telefônico. Procuramos esta alternativa, quando a operadora inicia abusivamente a cobrar por nossas piscadas de olhos ou pelos nossos soluços. É a forma de mostrarmos nossa insatisfação, e não existe alacridade maior que ver o desespero da operadora perdendo terreno para outra e ter que inventar promoções do arco da velha para pescar novos incautos porque o choque de gestão delas para prestar o serviço que propõem são de uma incompetência assombrosa ou é gerenciada por gringos achando que somos de menor inteligência que eles.

Fato é que a tal da Portabilidade Numérica foi a maior negociata para as operadoras, e nós brasileiros sobramos mais uma vez, perdemos para um negócio milionário que enriquecem mais as operadoras de um serviço que deveria ser no mínimo o valor da metade do que cobram pelos fixos, móveis pré-pagos e pós-pagos levando em consideração os serviços ruins que prestam e que a maioria delas colocaram as mãos em um patrimônio público, uma organização anteriormente integrada a administração dos estados brasileiros sem precisar criar e fazer muito esforço para o negócio dar certo. Então, quando não sabemos qual é a operadora e completamos a ligação só percebemos a facada dos valores cobrados após o término da ligação, ou seja, quando zeram os créditos ficamos incomunicáveis e temos que ligar do telefone público ou engordar o faturamento das teles fazendo novos créditos.

Bem diz o mineiro desconfiado, “Fio bão tá no quintar da casa...” porque o que passar disto ele desconhece e só vai dar muita dor de cabeça. Pois bem, para fazer uma ligação telefônica para algum fixo ou móvel e ter um preço justo terá que ligar o computador, entrar num site e digitar DDD + Número do telefone, em outro campo digitar uma sequência de letras que aliás vive falhando e terá que repetir a operação, uma, duas, três vezes até descobrir qual é a operadora. Isso quando não desiste e joga na sorte, este é o jogo de azar mais bem elaborado para nós brasileiros que tenho notícia, pois atinge a cadeia familiar do avô aos bisnetos. Sorte dos bichos, gatos, cachorros, cavalos, os passarinhos e etc, têm seus meios de comunicação independente e não precisam de telefones.

A verdade é que a idéia da portabilidade tem o seu bom fundamento, mas só foi adiante porque a visão empreendedora fora muito maior que o coitadinho do bom fundamento. Acho particularmente que continuamos sendo o brinquedo preferido dos caras, como dos antigos senhores feudais, Já passa da hora de surgir um novo herói. Tão possível de vir e não impossível de ser, seria Jesus Cristo, ser for... Imagino que já seja o fim e não mais precisaremos de celular nem de telefonia alguma!

Alexandre Tiberio
Enviado por Alexandre Tiberio em 24/06/2012
Reeditado em 26/06/2012
Código do texto: T3742269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.