Felicidade Aparente

"Sorria bonito e deixe os outros quererem descobrir qual é o segredo que faz você rir".

Dan Brown

De certo, isso talvez sirva como antibiótico para uns, paliativo para outros; anestésico para alguns. Mas que no fundo, tem um nome que poucos ousam mencionar: Falsidade. Ou seja, contrário à realidade!

O Ser Humano tem uma dificuldade imensa em lidar com os chamados 'sentimentos negativos'.

Nos dias atuais, por exemplo, dificilmente se vê nas redes sociais alguém postar fotos que expressem um momento de mal humor, tristez ou melancolia.

Há uma tendência comportamental em ostentar uma felicidade aparente, por mais congelante e artifical que ela seja na maioria das vezes, onde as pessoas aparecem sempre em estado de graça, satisfatoriamente sorrindo.

Não é difícil concluir que o real objetivo desse apelo a vivacidade, se deve ao fato da inserção do indivíduo num ciclo crescente entre os seus iguais, numa busca frenética pela valorização pessoal e um estilo de vida pouco acessível, onde só os "super contentes" se enquadram e se reconhecem.

Fazendo uma análise criteriosa em frases como essa descrita pelo escritor norte-americano Dan Brown, a mensagem subentendida que fica é: "Sorria para ser aceito e fazer bonito".

O problema é que na prática, poucos ou quase ninguém é totalmente feliz vinte quatro horas por dia.

O que implica na aceitação de que nem tudo o que se vê, é de fato como se imagina.

Ito Msa
Enviado por Ito Msa em 24/06/2012
Reeditado em 10/11/2012
Código do texto: T3741685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.