AQUELAS FESTAS JUNINAS

Minha mãe era uma pessoa muito alegre, que amava dançar. Foi na famosa Escola da Professora Zizinha Guimarães, em Laranjeiras – Sergipe, que a menina Maria Anita Nascimento aprendeu dança.

O tempo de colégio se foi. Ela, já casada, com muitos filhos e netos, morava na fazenda e, na época das festas juninas, trabalhava muito como também muito dançava. Durante o dia preparava todos os tipos de guloseimas, comidas típicas para deleite da família, e à noite ao som da sanfona, que papai todos os anos contratava, ela dançava com todos nós, filhos, netos e sobrinhos, deslizando pela imensa sala do Brejinho com uma leveza invejável.

Enquanto ela dançava, incentivada por papai, que não gostava de dançar, ele ficava em volta da imensa fogueira, vendo e ajudando a criançada a soltar fogos e assar espigas de milho.

As festas juninas na fazenda Brejinho no tempo de meus pais, Maneca e Anita, são inesquecíveis.

Antonia Roza

Antonia Roza
Enviado por Antonia Roza em 22/06/2012
Reeditado em 06/07/2018
Código do texto: T3739331
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.