Parlamento Brasileiro : Ventríloquo de Influências

O poder legislativo nacional , desde seu surgimento , apresenta suas funções desviadas.Na regência , estas eram limitadas ao bel - prazer dos monarcas . Na contemporaneidade , ao contrário , ele indica os rumos do país , de acordo com a conveniência de seus partícipes.

Presos ao poder Moderador , conservadores e liberais ( só por questão de nomenclatura , já que quase não havia distinção ideológica) eram subjugados às decisões imperiosas da realeza , que poderia dissolver a Câmara e o Congresso caso se opusessem.Eis que nasce o cancro do clientelismo, um sistema de favorecimento da elite ( sinônimo de burguesia).

Baseado na prática acima, o legislativo se amarra às influências financeiras dos figurões. As atividades de senadores e deputados dependem , diretamente , de acordos já firmados e que nada tem a ver com a população.

Urge que a sociedade esteja alerta , principalmente , na hora do voto , para que evite-se a eleição de reicindentes . Ademais , a mudança de cenário político é fudamentada na mudança de exercício de todas as dimensões administrativas.