A INTERNET.ALCANCE E UTILIDADE.

É interessante afinar ideias, descobrir pontos comuns, divergir e comungar na convergência que se explica e aumenta a força da possibilidade do contraditório. E isso se alarga na internet.

A ISSO SE ENTREGA, POSITIVAMENTE, ESSA FERRAMENTA CHAMADA INTERNET, ENTRE SUAS OUTRAS FACULDADES PARA PROFISSIONAIS. MAS TEM SEUS PECADOS, COMO TUDO NA VIDA.

Umberto Eco entrevistado pela revista Época, diz que:

" O livro ainda é o meio ideal para aprender. Não precisa de eletricidade, e você pode riscar à vontade. Achávamos impossível ler textos no monitor do computador. Mas isso faz dois anos. .... Por isso, resolvi comprar um iPad. Foi útil na questão do transporte dos livros ... acho que os tablets e e-books servem como auxiliares de leitura. São mais para entretenimento que para estudo. A internet não seleciona a informação. Há de tudo por lá. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar. Vamos tomar como exemplo o ditador e líder romano Júlio César e como os historiadores antigos trataram dele. Todos dizem que foi importante porque alterou a história. Os cronistas romanos só citam sua mulher, Calpúrnia, porque esteve ao lado de César. Nada se sabe sobre a viuvez de Calpúrnia. Se costurou, dedicou-se à educação ou seja lá o que for. Hoje, na internet, Júlio César e Calpúrnia têm a mesma importância. Ora, isso não é conhecimento."

Acresce que a internet é perigosa para o ignorante porque não filtra nada só é boa para quem já conhece – e sabe onde está o conhecimento. Afirma que a longo prazo, o resultado pedagógico será dramático.

Estou, estive e sempre estarei no mesmo direcionamento do polêmico escritor. A longo prazo o que se colherá desse anfiteatro disseminador de informação será catastrófico. A informação está perdendo sedimento, e o pior, galvaniza-se como correta pela novidade de acessá-la (cheia de vícios) com rapidez e multifacetada.

E como se confere o que digo? É fácil. Quem é profissional de alguma área de utilidade, busque informação em um verbete no google e conhecerá barbaridades, ou entre em uma rede como o RECANTO, que é uma rede inegavelmente, e veja o que se escreve em especificidade científica espancando a realidade ocorrente. É além de perigoso, leviano e passível de representação nos órgãos de classe.

Divergir dentro dos caminhos precisos é diverso de ampliar desconhecimento eivando de absurdos o que é tranquilo e assentado nas atividades que são pilares do convívio e das necessidades básicas.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/06/2012
Reeditado em 21/06/2012
Código do texto: T3736109
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.