"Conhece-te a ti mesmo"

“Conhece-te a ti mesmo”. Aforismo muito usado por Sócrates na Grécia Antiga, esta afirmação deveria nos nortear em cada ato que cometemos e em cada situação em que nos vemos. Como realizar qualquer tarefa senão em função de uma concepção própria de certo e errado? Senão através da vestimenta moral que carregamos através das diversas influências a que somos submetidos?

Em tempos de enxurrada informativa, sabemos desde os hábitos da filha do capitão de nosso time até a marca da roupinha usada na novela ontem. Acessamos a internet e temos notícia de quase tudo que quisermos, de imediato. Vasculhamos a vida inteira de um indivíduo através dos mecanismos de busca, vigiamos em tempo real o que acontece na nossa rua, por espécies de radares virtuais.

Há não muito tempo, para nos comunicarmos com um sujeito, teríamos que esperar pelo momento em que chegasse em casa, mandávamos recado. Isso quando não havia a espera agônica das cartinhas com seus conteúdos proibidos. Hoje em dia, mal esperamos a caixa-postal e já soltamos palavrões aos montes, atribuindo ao indivíduo mil impropérios por não atender. Então porque tem celular?

Não nos é mais permitido deixar de atender ao telefone, de estar online conectado à rede social porque não podemos esperar. Nossos anseios e necessidades se multiplicaram tanto que nos engoliram e nos prenderam em nossa própria alienação compulsória.

Horário de almoço é regalia, de acordo com a maioria dos discursos empresariais e suas metas de lucros, é só passar na padaria e engolir alguma coisa, com o celular no outro ouvido, discutindo mercado. Reflexão na hora de dormir? Que nada, melhor mesmo é ligar a TV e programá-la pra se desligar sozinha em 30 minutos. Assim não se perde tempo pensando em si mesmo e nas relações com o outro. Se a filha reclamar, só comprar um tênis da moda (desta semana) que ela ainda manda um SMS com mensagem copiada, porque ela também não tem tempo de formular duas linhas e dizer o quanto você é importante.

Fundamental às relações humanas, o autoconhecimento nos possibilita a aprender com a experiência, a aplicar (ou pelo menos tentar) em cada ato aquilo que julgamos correto e moralmente aceito. Conhecer a nós mesmos é uma das grandes maneiras de aprendermos a lidar com o outro e por que não conosco mesmo e com tudo que nos circula?

Giu Santos
Enviado por Giu Santos em 21/06/2012
Reeditado em 23/07/2012
Código do texto: T3736022
Classificação de conteúdo: seguro