Vai cair na prova ou não?

Na época de escola as informações se dividiam em vai cair na prova ou não. Se sim, prestávamos a atenção, se não, não.

Essa é uma tática que aprendemos na escola e levamos para a vida. Por que é assim que funcionam as coisas no mundo: só prestamos atenção no que pode vir a cair na prova, não nos interessamos pelo que não pode vir a ser útil na vida.

Só prestamos atenção num atendente de telemarketing quando foi nós que ligamos, agora quando eles ligam, não paramos o que estamos fazendo pra dar atenção pra eles, pior fingimos que estamos anotando números de protocolos, repetindo os números que ele fala, sem ao menos estar com uma caneta na mão. Pra que vamos anotar, nunca precisei apresentar esse numero pra ninguém. É a mesma coisa do: porque vou copiar isso, ele disse não vai cair na prova. Só que na versão adulta.

O homem só presta atenção no que a mulher tem a dizer pra conseguir algo que ele quer dela, então enquanto não conseguem o que ela está dizendo é importante, depois que conseguem não prestam mais, afinal de contas já passaram de ano.

Estamos tão acostumados a só prestar atenção no que nos interessa que inventamos maneiras de fingir que estamos interessados quando na verdade não estamos. Por exemplo, o ato de repetir as três ultimas palavras que a pessoa fala e balançar a cabeça afirmativamente, é estar fingindo que está acompanhando. Ou concordar sempre que ela termina um raciocínio, jogando palavras soltas no meio da conversa pra provar que você estava prestando atenção. Essas são algumas das maneiras de fingir.

Todos nós fazemos isso, é normal do ser humano, pra que vou prestar atenção no que não vou usar. Mas o problema é que as vezes temos algumas provas surpresas, e diferente do tempo de escola você não vai ter uma segunda chamada, ou a recuperação pra te salvar.

Ps:. Nada do que eu escrevi aqui vai cair na prova.

Afonso Padilha
Enviado por Afonso Padilha em 20/06/2012
Código do texto: T3735032