FÁBRICA DE DELINQUENTES
Nos últimos tempos tenho observado a maneira irresponsável com que os adultos, de forma generalizada, têm se relacionado com as crianças e adolescentes.
Parece que esses seres em formação estão sendo encarados como semideuses, ou mesmo deuses, cujas vontades devem ser satisfeitas independente das circunstâncias ou da impropriedade das mesmas.
É bem verdade que a tecnologia e a informação imediata de tudo o que ocorre no mundo, em tempo real, faz com que as crianças de hoje sejam bem diferentes das crianças de quarenta, cinquenta ou sessenta ou mais anos atrás, mas mesmo assim, precisam de orientação para a vida, de exemplos, de limites.
Devido a essa prontidão pelo aprendizado, recebida geneticamente dos pais e pela estimulação do manuseio de toda essa parafernália eletrônica que nos cerca, as criancinhas parece que já nascem sabendo mexer nos muitos controles remotos espalhados pelas casas de tal forma que, os místicos de plantão já estão até atribuindo dons especiais e os considerando encarnações de “espíritos evoluidíssimos” que estão vindo para o planeta Terra, para agirem como salvadores e/ou orientadores dos pobres mortais (felizmente normais) como nós e são apelidados de “crianças índigo”, por conta da aura azulada dessas pequenas criaturas que dificilmente vêm o sol porque estão presos ao videogame, em frente aos monitores dos computadores ou das telinhas da TV, a cada dia mais onipresentes nas casas.
Há que se considerar que a distração dessas crianças dispensa áreas verdes, onde possam cair, ferir-se e enodoar os joelhos formando as cicatrizes da felicidade, que eu ostento com muito orgulho;
Dispensa o relacionamento presencial de outras crianças da mesma faixa etária;
Dispensa também alimentação sadia, com direito a frutas colhidas diretamente das árvores e exercícios físicos expostos à luz do sol.
Aí temos os ingredientes necessários para a formação de cidadãos:
- antissociais: vez que vivem confinados;
- violentos: porque nos desenhos animados que assistem, os problemas gerados pelo instinto criminoso dos super vilões são resolvidos na base da porrada, por super heróis que, invariavelmente, têm a face escondida atrás de máscaras ridículas;
- subnutridos: por consumirem diariamente, em dieta invariável, doses cavalares de gorduras (não importa se são SIS ou TRANS), açucares e sal tudo regado a glutamato monossódico, o grande e indispensável ressaltador de sabor, com embalagens coloridas e chamativas onde se alerta para o fato de que “é impossível comer um só” e, como em toda propaganda de droga, subliminarmente, se sugere que o usuário se transformará num super herói se, e somente se consumir um troço daqueles.
Desfilam diante de nós crianças descoradas, obesas, com elevadas taxas de açúcar, colesterol e triglicerídeos, necessitando de aporte de vitaminas fabricadas em laboratórios, inclusive a B12 (que o Sol nos dá de graça) porque já apresentam sinais preocupantes de osteoporose, facilmente detectados em qualquer exame de densitometria óssea.
Essas crianças, projetos de delinquentes, não conhecem limites para agir quando algo lhes é negado.
Não respeitam ninguém e enfrentam qualquer um a fim de conseguir o que desejam.
Com o desmantelamento das famílias, os status e papeis que eram bem definidos e levados a sério deixaram de existir;
- os exemplos de civilidade e de conduta responsável, deixaram de existir;
- o respeito ao direito alheio e a providencial existência e aplicação do NÃO, deixaram de existir.
Os pais, quando existentes, colocam-se a serviço desses déspotas em miniatura.
As autoridades constituídas, eleitas ou não, demonstram todos os dias que a roubalheira, os desvios e conchavos são a maneira correta de agir, tanto na vida pública como na vida privada.
A salutar ideia de que o DIREITO é parte integrante e inseparável do DEVER está ultrapassada e totalmente fora de moda.
(Só otários agem e pensam assim.)
Surge então a pergunta preocupante:
- A qual espécie de cidadãos nós estamos entregando o futuro?
O nosso futuro...
O futuro do planeta...
O futuro das próximas gerações...