VIVER VERDADEIRAMENTE.

Viver verdadeiramente é distanciar-se do objeto material.

Ninguém pode ser atingido se a vida é compreendida na sua real extensão. Ninguém, também, sob pena de ficar sepultado o corpo em suas merecidas e justas alegrias, a nós conferidas pelo milagre da criação, deve abrir mão dessas faculdades potenciais, ser feliz, viver a vida, passear, comungar interesses que tragam lazer e harmonia.

Mas não devemos esquecer que viver a vida plenamente é não mais ser alvo da doença, da velhice e da morte. De qual morte? Da morte da matéria. A caminhada derradeira para dissolver-se no sol da eternidade a matéria, é nuvem de realidade de vida, da vida permanente encontrada na morte da matéria, protagonização intransponível para todos.Ela passa, a matéria, transforma-se, o espírito, alma, pensamento, nomine-se com bem entenderem, não passa, forma a nuvem que se eleva para outros páramos, tranquilos e infensos de agressões.

O tempo interminável da eternidade é morada da paz, onde se mesclam tudo e todos na virtude da unidade. Ela, a eternidade, é pouco ou quase nada entendida, inclusive serem a vida e a morte estados de mesma raiz e origem.

Não precisamos de certezas quando tratamos de tempo infinito, onde nada mais há que o próprio tempo, que não escoa nunca, é permanência absoluta, eterna.

O homem necessita de provas que a singeleza da fé pela fé não satisfaz, não tranquiliza, nem traz serenidade para abrir-se a larga porta da compreensão. Nada satisfaz a pacificação de compreender o eterno, nem que o eterno se satisfaz por si só na compreensão da verossilhança de que esse tempo não se exaure. O homem precisa de mais, muito mais, lamenta-se.

Situações vividas, enigmáticas, com mitos ao defrontarem-se com o que até então era intangível, reencarnação, são incompreensíveis. Somos pura incompreensão quando se fala no amanhã, no destino e para onde vamos, mas vamos vivendo na incompreensão das guerras do pensamento com a compreensão.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 19/06/2012
Reeditado em 03/07/2012
Código do texto: T3732783
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.